Um grupo contrário às finanças descentralizadas (DeFi) está promovendo anúncios na Fox News, encorajando o público a pressionar seus senadores pela aprovação de uma legislação sobre o mercado de criptomoedas que exclua disposições sobre DeFi, consideradas uma ameaça ao setor bancário.
Detalhes do Anúncio
De acordo com capturas de tela compartilhadas pela apresentadora do Crypto in America, Eleanor Terrett, os membros do Investors For Transparency solicitaram que as pessoas contatassem seus senadores, pedindo: “Diga ao seu senador: aprove a legislação sobre criptomoedas sem disposições sobre DeFi”.
Um trecho do anúncio afirmava: “Não deixe que o DeFi paralise a inovação”, refletindo preocupações de lobistas bancários sobre a Lei CLARITY, que permitiria a emissores de stablecoins oferecer produtos remunerados que poderiam ser confundidos com depósitos bancários, atraindo assim trilhões de dólares do sistema bancário tradicional.
Em abril, o Departamento do Tesouro dos EUA estimou que US$ 6,6 trilhões em depósitos bancários tradicionais poderiam ser retirados do sistema bancário caso as stablecoins sejam amplamente adotadas.
A notícia surge em um momento em que o Comitê Bancário do Senado anunciou uma votação oficial sobre o CLARITY Act, agendada para quinta-feira, 15 de janeiro, às 10h (horário do leste dos EUA).
Os esforços do lobby bancário têm gerado frustração entre membros da comunidade cripto, incluindo o CEO da Uniswap Labs, Hayden Adams, que criticou a organização Investors For Transparency por não revelar sua identidade e financiamento.
Contexto do Mercado Cripto
Relatos indicam que vários legisladores democratas estão defendendo a inclusão de salvaguardas contra conflitos de interesse no projeto de lei que regulamenta a estrutura do mercado de criptomoedas. Além disso, há preocupações de que as eleições de meio de mandato nos EUA em 2026 possam atrasar a aprovação do CLARITY Act, com o Washington Research Group da TD Cowen sugerindo que a legislação pode não ser aprovada até 2027, com a implementação final podendo ser postergada até 2029.
Apesar disso, o presidente do Comitê Bancário do Senado, Tim Scott, demonstrou otimismo quanto à possibilidade de a lei ser aprovada em um prazo mais curto, afirmando que isso poderia “trazer resultados reais para o povo americano”.
A cotação do Bitcoin e de outras criptomoedas é um indicador volátil do mercado financeiro, frequentemente correlacionado com a cotação do dólar e o desempenho do Ibovespa.
Criptomoedas
2026-01-10 15:00:00
