Ibovespa avança 0,56% e fecha a 143.150 pontos, alcançando novo recorde

O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira, 11 de setembro, com uma pontuação de 143.150 pontos, apresentando uma alta de 0,56% em relação ao dia anterior.

Dados do Pregão

  • Pontuação de Fechamento: 143.150 pontos
  • Variação do Dia: +0,56%
  • Volume Negociado: R$ 14,1 bilhões

Destaques do Ibovespa

Entre as ações do índice, os papéis da Vale (BOV:VALE3) subiram 0,78%; Localiza (BOV:RENT3) avançou 3,62%; e Eletrobras (BOV:ELET3) ganhou 1,47%. Na ponta oposta, Magazine Luiza (BOV:MGLU3) disparou 8,11%; Vivara (BOV:VIVA3) saltou 4,99%; e Cyrela (BOV:CYRE3) valorizou 4,91%. Já nas quedas, GPA (BOV:PCAR3) despencou 5,39%; Caixa Seguridade (BOV:CXSE3) recuou 2,46%; e Totvs (BOV:TOTS3) perdeu 1,40%.

Contexto do Mercado

O mercado brasileiro reagiu a uma combinação de fatores. A pesquisa DataFolha indicou uma melhora na aprovação do governo Lula, o que trouxe alívio ao humor dos investidores. Por outro lado, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF gerou cautela. No âmbito econômico, o Ministério da Fazenda revisou para baixo a projeção de crescimento do PIB em 2025, mas também reduziu a expectativa de inflação. No cenário externo, investidores observaram indicadores da economia dos EUA que mostraram desaquecimento, além da queda do dólar global e sinais de desaceleração da economia da China, refletidos nos preços do minério de ferro. As tensões geopolíticas no Oriente Médio e a guerra na Ucrânia também seguiram no radar, impactando commodities como o petróleo Brent.

O que é o Ibovespa?

O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, servindo como termômetro do mercado acionário brasileiro. Ele reflete a variação média dos preços das ações das empresas mais representativas do país, permitindo que investidores e analistas acompanhem a evolução do mercado de capitais no Brasil.

O desempenho do **Ibovespa** é um dos principais **indicadores econômicos** do Brasil, acompanhado de perto pelo **mercado financeiro** e influenciado por fatores como a **Taxa Selic**.


Ibovespa


2025-09-11 17:32:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima