Ibovespa recua 0,13% e fecha aos 157.981,13 pontos após tensão política na Câmara

O Ibovespa recuou nesta terça-feira (9), encerrando o dia em leve queda de 0,13%, aos 157.981,13 pontos, após uma sessão marcada por tensões políticas que interromperam a votação de um projeto importante no Congresso.

Dados do Pregão

  • Fechamento: 157.981,13 pontos
  • Variação: -0,13%
  • Giro financeiro: R$ 25 bilhões

Destaques do Ibovespa

  • Maiores altas: Pão de Açúcar (+3,91%), Usiminas (+3,68%), CSN (+3,31%)
  • Maiores baixas: Magazine Luiza (-4,93%), Vamos (-3,33%), Cyrela (-2,56%)

Contexto do Mercado

A sessão de negociação foi impactada pela interrupção da votação do projeto de lei que reduz penas para condenados por atos golpistas, o que frustrou as expectativas do mercado. A tensão política aumentou com a suspensão da sessão da Câmara dos Deputados, provocada por um protesto do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). As incertezas sobre a pré-candidatura presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também geram preocupação entre investidores, que preferem um cenário político mais previsível.

O que é o Ibovespa?

O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, refletindo a saúde do mercado de ações brasileiro e servindo como um termômetro para a economia nacional.

O desempenho do Ibovespa é um dos principais indicadores econômicos do Brasil, acompanhado de perto pelo mercado financeiro e influenciado por fatores como a Taxa Selic e a cotação do dólar.


Ibovespa


2025-12-09 19:15:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima