Indústria manufatureira recua 1,2% em agosto, superando queda do PIB, informa IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresentou uma desaceleração para 0,4% no segundo trimestre, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este resultado é uma queda em relação à alta de 1,4% registrada nos três meses anteriores.

Números em Destaque

  • PIB do segundo trimestre: Crescimento de 0,4%.
  • Crescimento do PIB no primeiro trimestre: 1,4%.
  • Indústria da transformação: Contração de 0,5% no segundo trimestre.
  • Novas concessões de crédito para famílias: Recuo de 2%, totalizando R$ 644,1 bilhões.
  • Inadimplência: Atingiu 5,2% em julho, o maior patamar desde novembro de 2017.

O Contexto da Divulgação

O setor industrial, especialmente a indústria da transformação, foi um dos mais impactados pela política monetária contracionista, que resultou em juros elevados. Esse setor registrou uma queda pelo segundo trimestre consecutivo, com uma contração mais acentuada do que a do PIB. Especialistas apontam que o aumento do endividamento das famílias e os juros altos contribuíram para uma redução no consumo de bens duráveis, afetando negativamente a atividade industrial.

Conforme dados do Banco Central, as novas concessões de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) caíram 2% nas operações de empréstimos para famílias. Apesar de um crescimento nominal de 12,3% no volume total de novas contratações até julho, as concessões para as famílias avançaram apenas 9,5%. O aumento da inadimplência, que chegou a 5,2% em julho, também é um fator preocupante que pode limitar o consumo e, consequentemente, a recuperação da indústria.

Entidades do setor produtivo, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), criticam o atual patamar da taxa Selic, que se mantém em 15% ao ano, e defendem a necessidade de cortes. No entanto, analistas projetam que a Selic deverá começar a cair apenas no início de 2026, refletindo preocupações com o desarranjo das contas públicas.

O que é o PIB?

O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador que mede o valor total de bens e serviços produzidos em um país durante um determinado período. Ele é utilizado como um dos principais parâmetros para avaliar a saúde econômica de uma nação, refletindo a atividade econômica e o crescimento. O PIB pode ser calculado de diferentes maneiras, incluindo a abordagem pela produção, pela renda e pela despesa, e é fundamental para a formulação de políticas econômicas e para a análise do desempenho de setores específicos da economia.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-09-08 03:59:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima