Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 2,16% em 2025, segundo o Banco Central

As previsões do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos do Brasil permanecem estáveis, conforme revelado na nova edição do Boletim Focus, divulgada pelo Banco Central. O Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 2,16% em 2025, enquanto a inflação oficial, medida pelo IPCA, está projetada para encerrar o ano em 4,55%.

Números em Destaque

  • Crescimento do PIB em 2025: 2,16%
  • Inflação (IPCA) em 2025: 4,55%
  • Projeção do PIB para 2026: 1,78%
  • Projeção da inflação em 2026: 4,2%
  • Inflação acumulada em 12 meses (setembro): 5,17%
  • Taxa Selic atual: 15% ao ano

O Contexto da Divulgação

O Boletim Focus destaca um crescimento moderado da economia brasileira, impulsionado principalmente pelos setores de serviços e indústria, que contribuíram para uma alta de 0,4% no PIB no segundo trimestre deste ano. Em 2024, o PIB havia registrado uma expansão de 3,4%, marcando o quarto ano consecutivo de crescimento. No entanto, a inflação, que deve fechar 2025 acima do limite superior da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é uma preocupação constante. O aumento nas contas de energia elétrica é um dos fatores que têm pressionado os índices inflacionários, que chegaram a 5,17% em setembro.

O que é o Produto Interno Bruto (PIB)?

O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador econômico que mede o valor total de bens e serviços produzidos em um país durante um determinado período. Ele é utilizado para avaliar a saúde econômica de uma nação, sendo um dos principais indicadores de desempenho econômico. O crescimento do PIB é um sinal de que a economia está se expandindo, enquanto uma contração pode indicar recessão.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-11-10 11:46:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima