Infoprodutos são ebooks (PDFs), arquivos de áudio e vídeos que podem ser baixados ou acessados online, pagando-se certo valor. O infoproduto contém informações para resolver determinado problema de quem o adquiriu. Por exemplo, alguém com dor nas costas pode adquirir um ebook ou assistir a uma palestra em vídeo com conselhos e dicas sobre como acabar com sua dor.
O QUE É INFOPRODUTO?
Infoproduto é o produto da informação e existe somente no mundo digital. Ele empacota conhecimento.
São ebooks, cursos em vídeos, sites de membros por assinatura, relatórios, planilhas, palestras e congressos online, softwares, certificações e aplicativos. Veja a definição da Wikipedia.
VANTAGENS DOS INFOPRODUTOS
Infoprodutos são especiais. Eles são 100% livres das amarras físicas. Não carecem de estoque, transporte, ponto de venda, gastos com aluguel, contas de luz e água, nem funcionários.
ESCALONAMENTO A CUSTO ZERO
São baratos de se fazer, não precisam de matéria-prima, nem de capital inicial. Podem ser duplicados infinitamente a custo zero e vendidos em escala mundial pela Internet.
São infinitamente replicáveis e escaláveis (se você vende um, então vende um milhão). Podem ser distribuídos de forma abrangente e automatizada. Eles alavancam os esforços do empreendedor e liberam tempo para ele.
BAIXO RISCO E ALTO RETORNO
As vendas de um infoproduto podem ser automatizadas e os lucros são extraordinários. Eles possuem como vantagens o baixo investimento, baixo risco, baixa concorrência, alto retorno, renda passiva e abrangência.
TIPOS DE INFOPRODUTOS PELO FORMATO
Existem infoprodutos visuais, como os ebooks; auditivos, como os podcastas; e audivisuais, os vídeos.
EBOOKS
Ebooks são arquivos PDF ou ePUB. São conhecidos como livros digitais ou livros eletrônicos. Costumam apresentar um bom design gráfica e conteúdo bem organizado.
São muito simples de serem criados. Basta escrever um texto no Word ou em outro processador de texto e convertê-lo para o formato final em sites de conversão, como o PDF Converter e o Convertio (ePub).
A entrega de um ebook pode ser 100% automatizada e ele pode ser lido e guardado em qualquer dispositivo.
Ebooks são ideais para quem está começando no mercado da infoprodução.
WHITEPAPERS
Os whitepapers são mais concisos e dinâmicos do que um ebook, abordando mais profundamente determinado assunto e elencando os problemas e as soluções relacionados a ele.
Whitepapers são mais curtos que os ebooks, tendo em torno de doze páginas. A informação é apresentada de forma mais densa e acadêmica, com muito texto e alguns dados estatísticos e gráficos que ajudam os leitores a terem insights e ideias inovadores a partir dessas informações.
E-MAGAZINES
São revistas digitais periódicas que podem ser baixadas ou acessadas online por meio de adesão ou assinatura membership. Seu formato é PDF.
Seguem o mesmo padrão das revistas impressas, podendo ser publicados semanalmente, quinzenalmente, etc.
AUDIOBOOKS
Audiobooks são arquivos de áudio, geralmente MP3, que as pessoas podem consumir em qualquer lugar, até dirigindo.
O conteúdo do audiobook, diferente do podcast, é roteirizado. É como um ebook falado. É possível criar cursos inteiros em audiobook.
Como sempre, é importante zelar pela boa qualidade do áudio.
PODCASTS
Os podcast, ao contrário dos audiobooks, são conteúdo em áudio mais descontraídos. São gravações de bate-papo, entrevistas e debates entre duas ou mais pessoas.
Parecem programas de rádio. Podem ser criados com Skype, Hangout e programas de webinários.
VIDEOAULAS
Vídeos são o formato de conteúdo mais rico que existe, afinal o ser humano somente poder ver e ouvir o que existe na Internet, não pode cheirar, tocar, nem degustar o mundo digital.
As videoaulas são os infoprodutos indicados para as pessoas que precisam ver e ouvir o que está sendo ensinado.
Por exemplo, se você é professor de Tai Chi Chuan e quer vender seu conhecimento através de um infoproduto, as videoaulas são o caminho natural.
Com a tecnologia atual, qualquer celular grava um excelente vídeo. Basta ter cuidado com a luz e, principalmente, com o som. Um vídeo com som ruim é dez vezes pior do que um vídeo com a imagem ruim.
VIDEOCASTS
Diferentemente das videoaulas, os videocasts requerem apenas o som de boa qualidade, enquanto que a imagem fica em segundo plano.
Por exemplo, um locutor de rádio falando, enquanto gravam-no em vídeo. Se retirar a imagem, a mensagem permanece intacta.
Muito bom para youtubers.
SCREENCAST
Screencast são vídeos criados a partir da gravação da tela do computador, enquanto você narra.
Por exemplo, você pode criar um arquivo do PowerPoint e gravar sua voz enquanto explica cada um dos slides que vão passando.
Screencasts são indicados para a criação de tutoriais e para pessoas que não gostam de gravar vídeos frente à câmera.
É necessário um programa de gravação de tela, como o Camtasia, e um bom microfone para o som sair limpo.
O vídeo a seguir é um exemplo de screencast, que gravei em 2013.
CONGRESSOS ONLINE
Os congressos online, ou CONA’s, são infoprodutos apresentados no estilo evento. O organizador do congresso convida diversos especialistas de uma determinada área e pede que eles gravem videoaulas ou palestras, apresentando seus conhecimentos sobre o tema.
O congresso é marcado para ocorrer dentro do período de uma semana geralmente, quando essas videoaulas são apresentadas gratuitamente para quem quiser assisti-las, sendo em torno de 6 a 7 videoaulas por dia, uma a cada duas horas.
Obviamente, pouca gente consegue assistir a tanto material. Então, no final do congresso online, as videoaulas são encapsuladas em formato de membership e vendidas com acesso exclusivo, tipo “ouro” ou “premium”.
WEBINÁRIOS
Webinários são videoconferências ao vivo, como no Google Hangouts. Atualmente existem diversas ferramentas gratuitas, além dos hangouts, para realizar um encontro digital.
Nos webinários, um palestrante (ou palestrantes) falam enquanto os convidados assistem. Em uma sala digital de webinário podem caber milhares de expectadores. É espetacular.
Os expectadores podem interagir com perguntas digitadas ou faladas ao microfone no momento que o palestrante oportuniza.
Terminado o webinário, ele pode ser salvo como videocast ou videoaula para uso posterior, como webinário perpétuo, por exemplo.
MEMBERSHIP
Membership (também conhecido como área de membros, site de membros, programa de membros, conteúdo exclusivo para membros) é um tipo de infoproduto, onde o aluno acessa o conteúdo do curso online com o uso de login e senha.
Dentro da área de membros, pode haver todo o tipo de conteúdo (visual, auditivo e audiovisual). Nesse caso, são chamados de kits, já que podem agregar todo tipo de formato de conteúdo. As aulas ficam organizadas em módulos.
CURSOS ONLINE VIA MEMBERSHIP
Por exemplo, o curso Fórmula Negócio Online é um infoproduto acessado dessa maneira. Você adquire o curso, recebe seu login e senha e acessa todos os módulos pelo tempo que o infoprodutor determinar, com direito às atualizações futuras.
Bastante popular.
FERRAMENTAS
Antes de serem infoprodutos, as ferramentas são “help-produtos”. São programas que podem ser acessados gratuitamente, ou não, no intuito de auxiliar a pessoa em alguma tarefa.
Por exemplo, a ferramenta Máquina de Títulos da Rock Content, ajuda blogueiros a criarem títulos para seus artigos, ajudando na inspiração e criatividade.
TIPOS DE INFOPRODUTOS PELA DISPONIBILIDADE DE VENDA
Além da classificação dos infoprodutos por tipo de formato, há também a classificação dos infoprodutos pela disponibilidade de venda.
Alguns infoprodutos estão disponíveis para venda durante o ano todo (perpétuos e evergreen) e há os que estão disponíveis para venda durante períodos dos ano (sazonais).
INFOPRODUTOS PERPÉTUOS E EVERGREEN
São os infoprodutos que estão à venda durante o ano todo.
Há os mais comuns, vendidos a varejo, e há aqueles vendidos pelo sistema de assinaturas (CMD, por exemplo), onde o usuário paga uma mensalidade para ter acesso a vários cursos em lote, inclusive às novidades que forem sendo acrescentadas.
O modelo de infoprodutos por assinatura funciona como uma Netflix.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE PRODUTO PERPÉTUO E PRODUTO EVERGREEN?
Perpétuo pode ser entendido como o produto com “lançamento perpétuo”, isto é, ele é vendido conforme o modelo de vendas por lançamento, mas com a diferença de que o lançamento está sempre ocorrendo (não apenas uma ou duas vezes por ano, como se dá com o lançamento sazonal propriamente dito).
Cada pessoa que tem contato com a página de vendas é levada a passar pelo processo de lançamento (com vários vídeos, emails e tudo o mais).
Evergreen é simplesmente o infoproduto que está sempre à venda, com o carrinho sempre aberto.
INFOPRODUTOS SAZONAIS
SAZONAIS. São os infoprodutos que são colocados à venda em alguns períodos do ano, geralmente uma ou duas vezes. Os Congressos Onlines, conhecidos como CONA’S, são infoprodutos sazonais onde vários especialistas apresentam gratuitamente seus conhecimentos em palestras online durante o período do congresso. Em seguida, as palestras são encapsuladas e vendidas como um infoproduto ao final do congresso.
Existem, por fim, os infoprodutos sazonais de lançamento, que são oferecidos ao público seguindo uma fórmula de lançamento consagrada (parecida com a estratégia de lançamentos da Apple) que estica por alguns dias o processo de apresentação do infoproduto ao mercado, causando frenesi emocional e ansiedade de compra nos expectadores do evento de lançamento. A própria FL, por exemplo.
COMO VENDER INFOPRODUTOS
Nesta seção, fazemos um resumo do nosso artigo Como Vender Infoprodutos: Guia Prático de Plataformas, Nichos, Ferramentas e Divulgação.
No artigo, ensinamos os três pontos fundamentais que você deve saber para aprender como vender infoprodutos: plataformas, nicho e divulgação.
CONHEÇA AS PLATAFORMAS DE INFOPRODUTOS
Existem três principais plataformas brasileiras de infoprodutos: Hotmart, Monetizze e Eduzz. São todas gratuitas. Basta se cadastrar e navegar nos menus para começar a conhecer a forma de trabalho.
À medida que você vai se inteirando com a plataforma, vão surgindo ideias e caminhos para você começar a descobrir como vender infoprodutos.
ESCOLHA UM BOM NICHO PARA EXPLORAR
Há infoprodutos de tudo quanto é tipo e assunto. Eles são agrupados em nichos de mercado (ou segmentos de mercado).
Nicho é um grupo de pessoas com necessidades ou dores semelhantes. Um bom nicho para explorar é aquele que é populoso (tem bastante gente) e lucrativo (as pessoas estão dispostas a comprar).
Se o assunto do nicho for agradável a você, melhor ainda.
No artigo que indicamos acima, explicamos como você faz para encontrar o nicho ideal para você e quais são as ferramentas que vão lhe ajudar a encontrar nichos populosos e lucrativos.
DIVULGUE SEU INFOPRODUTO
No mesmo artigo, explicamos que há duas formas de divulgar (ou promover) o seu infoproduto: 1) com anúncios pagos ou 2) organicamente.
Na primeira forma, você investe dinheiro e obtém resultados rápidos, divulgando seu infoproduto, com riscos controlados. Na segunda forma, você investe tempo e obtém resultados mais devagar, mas sem riscos.
Leia o artigo completo para mais detalhes: Como Vender Infoprodutos: Guia Prático de Plataformas, Nichos, Ferramentas e Divulgação.
INFOPRODUÇÃO: COMO COMEÇAR DO ZERO
Agora que você já sabe o que é um infoproduto, como vender infoprodutos e os infoprodutos mais vendidos, é hora de dar o primeiro passo na carreira de infoprodutor.
É imprescindível a orientação de um mentor de sucesso dentro da área de infoprodução para evitar o overloading de informação e o desperdício de tempo e de dinheiro.