[ad_1]
Compreender os fatores que afetam o preço do ouro é fundamental antes de investir no metal precioso. É igualmente importante conhecer as principais diferenças na oferta e demanda de ouro em relação a outros investimentos como commodities, ações e títulos.
Outro fator a ter em mente; o ouro não é o único metal precioso a considerar ao investir esse tipo. Prata, platina e paládio também são muito procurados como veículos de investimento, eles têm fundamentos semelhantes ao ouro, mas cada um tem suas próprias características de investimento.
Fatores que afetam o preço das barras de ouro
O valor de uma moeda ou barra de ouro é determinado pelo seu conteúdo de metais preciosos. Embora o ouro pareça bonito em quase todas as formas, seu apelo estético geralmente é negligenciado ao procurá-lo para fins de investimento. Por causa disso, o valor das barras de ouro está diretamente relacionado ao preço de mercado do ouro e flutua conforme o mercado se move, assim como ações, títulos e commodities.
Como medir o preço do ouro
Ao citar o preço do ouro, a maioria dos relatórios comerciais indica o preço por onça troy em dólares americanos. Se você estiver acompanhando o mercado fora dos EUA, certifique-se de converter esse preço para sua moeda local e saiba que uma onça troy equivale a aproximadamente 31,1 gramas.
Observe também que o preço de mercado é sempre para ouro puro. A maioria das joias é muito menos pura (geralmente entre 40 e 75%), no entanto, barras e moedas costumam ter uma pureza bastante alta (acima de 90%).
Ao entender a mecânica do preço de uma amostra física de ouro, você pode começar a observar as forças de mercado que fazem com que o preço flutue descontroladamente diariamente. Eles estão listados em ordem de impacto no preço diário do ouro.
1. Dados macroeconômicos
De longe, o indicador mais influente do preço do ouro são as informações econômicas diárias provenientes dos mercados mundiais. O ouro sempre foi historicamente um tipo de investimento seguro. Como imóveis e dinheiro, este é o lugar para colocar seu dinheiro quando as coisas não estão indo bem em outro lugar. Quando o dinheiro sai do mercado de ações, ele tende a ir para esses tipos de investimentos, mas em 2008, quando o mercado de ações e o mercado imobiliário sofreram quedas simultâneas, o ouro parecia ser o único jogo seguro e, por sua vez, começou a foguete. no preço.
2. Pressão inflacionária
A inflação é a teoria de que, ao longo do tempo, o valor do dinheiro sempre diminuirá à medida que os preços aumentam. Embora o preço médio de uma casa não seja de $ 40.000 como era em 1975, a quantidade de barras de ouro necessárias para comprar a mesma casa é bastante estável: $ 40.000 em ouro em 1975 valeriam pouco mais de $ 310.000 hoje.
Isso significa que não importa como seja o mercado de ouro, no longo prazo é sempre melhor do que manter dinheiro sem juros. Embora o ouro não pague juros, seu preço geralmente está alinhado ou melhor que a inflação.
3. Demanda e oferta de ouro
A oferta e a demanda são os principais impulsionadores dos preços de mercado por trás da maioria das commodities. Embora o preço do ouro seja muito mais complexo do que essa fórmula básica, esses fatores desempenham um papel.
A oferta de ouro depende em grande parte de seu preço, pois o custo de sua extração tornou-se muito alto. Costumava ser bastante fácil encontrar e minerar ouro, com muitas histórias de corridas de ouro envolvendo ser atingido na veia mãe. Atualmente, é muito mais difícil extrair ouro em grandes quantidades e requer equipamentos e tecnologias caras. Além disso, como o ouro realmente não “esgota” ou é consumido como outras commodities, sempre há uma grande oferta de ouro, não importa qual seja a oferta. Assim, ao contrário da maioria das outras commodities, é provável que a oferta de ouro responda mais ao seu preço do que o afete diretamente.
O lado da demanda também é constante. À medida que o preço do ouro cai, a demanda por ouro em joias aumenta (porque joias são um item de gasto discricionário), mas a demanda de investimento por ouro tende a cair à medida que os preços caem. O inverso é verdadeiro, é claro, se os preços subirem: a demanda por joias de ouro cai e a demanda por investimentos aumenta.
O futuro dos preços do ouro
Veja a economia e a taxa de inflação como os indicadores mais prováveis do preço do ouro daqui para frente. Outra grande recessão ou um súbito aumento da inflação pode levar a outro aumento do ouro. Da mesma forma, se a economia global continuar a melhorar e a inflação permanecer sob controle, os preços do ouro provavelmente permanecerão estáveis e podem até cair ligeiramente.
[ad_2]
Fonte: Gregory Neilson