A prévia da inflação oficial do Brasil, o IPCA-15 de outubro, será divulgada em breve, e o mercado projeta uma desaceleração na taxa mensal e anual do índice, com expectativa de alta de 0,24% para o mês, em comparação ao avanço de 0,48% observado em setembro.
Números em Destaque
- Alta da inflação mensal: 0,24%
- Inflação acumulada em 12 meses: 5,00%
O Contexto da Divulgação
A expectativa de alívio na inflação é impulsionada principalmente pela queda nos preços da energia elétrica, resultado da troca da bandeira tarifária de vermelha patamar 2 para vermelha 1, além do fim de bonificações aplicadas na conta de luz. Apesar do alívio em habitação, setores de serviços, como alimentação fora do domicílio e despesas pessoais, devem continuar a pressionar o índice, mantendo os núcleos da inflação em trajetória de elevação.
O que é o IPCA-15?
O IPCA-15 é um indicador que mede a variação de preços ao consumidor em um período de 15 dias, servindo como uma prévia do IPCA, que é a inflação oficial do Brasil. Ele é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e reflete as mudanças nos preços de bens e serviços consumidos pelas famílias brasileiras.
Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.
Indicadores Econômicos
2025-10-23 18:29:00


