IPCA-15 de outubro registra inflação de 0,18%, segundo IBGE

A prévia da inflação de outubro, medida pelo IPCA-15, registrou uma taxa de 0,18%, apresentando uma desaceleração em comparação ao mês anterior. O aumento foi impulsionado principalmente pelos preços dos combustíveis, enquanto os alimentos mostraram uma queda contínua pelo quinto mês consecutivo, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Números em Destaque

  • IPCA-15 de outubro: 0,18%
  • IPCA acumulado em 12 meses: 4,94%
  • IPCA de setembro: 0,48%
  • Meta de inflação do governo: 4,5% ao ano

O Contexto da Divulgação

A desaceleração do IPCA-15 em outubro é atribuída a diversos fatores. Entre eles, o grupo de Transportes foi o que mais pressionou o índice, com uma alta de 0,41%, destacando-se o aumento nos preços da gasolina (0,99%) e do etanol (3,09%). Em contrapartida, o setor de Alimentação e Bebidas apresentou uma leve queda de 0,02%, com itens como cebola e ovo de galinha contribuindo para essa redução. A energia elétrica também teve um papel importante, apresentando uma queda de 1,09%, resultado de uma mudança na bandeira tarifária, que aliviou os custos para as famílias.

O que é o IPCA-15?

O IPCA-15 é uma prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve como referência para a meta de inflação do Brasil. Sua coleta de preços ocorre entre o dia 16 do mês anterior e o dia 13 do mês de referência. A versão completa do IPCA de outubro será divulgada em 11 de novembro.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-10-25 06:36:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima