Mercado reduz projeções de PIB até 2027, segundo relatório do Focus

O Banco Central apresentou as novas projeções do Boletim Focus nesta segunda-feira, 8, destacando cortes nas previsões de crescimento do Brasil. As estimativas para o crescimento do PIB foram reduzidas para 2,16% em 2025 (anteriormente 2,19%), 1,85% em 2026 (de 1,87%) e 1,88% em 2027 (de 1,89%). Essas revisões ocorreram após a divulgação do PIB do 2º trimestre pelo IBGE, que mostrou um crescimento de apenas 0,4% em relação ao trimestre anterior, em comparação com um avanço de 1,3% nos primeiros três meses do ano.

Números em Destaque

  • Crescimento do PIB 2025: Redução de 2,19% para 2,16%.
  • Crescimento do PIB 2026: Redução de 1,87% para 1,85%.
  • Crescimento do PIB 2027: Redução de 1,89% para 1,88%.
  • PIB do 2º trimestre: Crescimento de 0,4% em relação ao trimestre anterior.

O Contexto da Divulgação

O desempenho do PIB reflete a combinação de juros elevados, que limitam o crédito e o consumo, e uma desaceleração na demanda interna, além da queda na produção industrial. Apesar disso, o setor de serviços se destacou como o principal motor da atividade econômica, impulsionado por um mercado de trabalho aquecido e pelo consumo das famílias. Em contrapartida, a indústria e a agropecuária apresentaram resultados mais fracos, limitando o crescimento do PIB no período.

O que é o Boletim Focus?

O Boletim Focus é uma publicação semanal do Banco Central do Brasil que reúne as previsões de agentes do mercado financeiro sobre os principais indicadores econômicos do país. Essas projeções incluem estimativas sobre inflação, crescimento do PIB, taxa de câmbio e taxa Selic, servindo como um termômetro das expectativas do mercado em relação à economia brasileira.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-09-08 08:45:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima