Não raro, um abismo se estabelece entre aquilo que o blogueiro pensa e o comportamento de seu leitor. Muitas vezes escrevemos “grandes” artigos cuja rejeição é altíssima. Muitas vezes as pessoas chegam até nosso blog procurando coisas completamente fora de nossa proposta. Muitas vezes bobagens viram hits nas redes sociais. Muitas vezes incomodamos as pessoas com emails, pensando que estamos prestando um favor a elas. As métricas e a análise são uma maneira de identificarmos essas divergências e tomarmos decisões para entrarmos em harmonia com nossos leitores.
UTILIZE O GOOGLE ANALYTICS – É GRÁTIS E PROFISSIONAL
Por falta de palavra mais adequada, o Google Analytics é perfeito. Além de gratuito, gera uma grande quantidade de métricas em formatos gráfico e numérico. É extremamente versátil e intuitivo, possibilitando uma torrente de insights oriundos das diversas combinações das métricas e dados. O Google Analytics mostra métricas de blog, SEO e redes sociais. Ele será nossa principal ferramenta da controle, junto com as métricas fornecidas pelas redes sociais, sites de email marketing e Youtube.
AS MÉTRICAS DO BLOG
No Google Analytics você descobrirá quem é seu público-alvo, onde estão seus leitores e que idiomas eles falam; quantos são, se são novos ou retornantes, com que frequência acessam o blog. Existe a ferramenta gráfica “Fluxo de Visitantes“, que mostra por onde os leitores entram em seu blog, que caminho perfazem através das páginas e por onde saem do blog. As fontes de tráfego são extremamente detalhadas, mostrando de onde vêm e com quais artigos as visitas são capturadas.
AS MÉTRICAS DE SEO
As palavras-chave de entrada são mostradas na seção “Consulta” do Google Analytics. É possível saber a posição média que sua página ocupa nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca para determinadas palavras-chave. Você se surpreenderá ao descobrir por quais palavras-chave as pessoas encontram seu site. Esse é um dos pontos de decisão a tomar: aprender a utilizar as palavras-chave corretas.
AS MÉTRICAS DAS REDES SOCIAIS
Se você observar bem, no Facebook há uma série de dados estatísticos valiosíssimos, como 1) quantidades de publicações, 2) alcance, 3) usuários envolvidos e 4) falando sobre as publicações, além da 5) medição do efeito viral das publicações. Através desses dados é possível você analisar quais publicações foram as mais eficientes e tomar decisões baseados nesses dados.
Há também uma seção de rede social dentro do Google Analytics que você deve conferir.
MÉTRICAS DE EMAIL MARKETING
As métricas de Email Marketing são obtidas no próprio programa de Email Marketing. O blog Divulgar Dinheiro, por exemplo, utiliza o Mailchimp. A quantidade de informação é enorme e você consegue saber graficamente até mesmo em quais links dentro do email as pessoas clicaram, fora a parte básica que informa quantos emails foram enviados, abertos, clicados, etc. Esses dados é uma forma de saber o valor do conteúdo que você produz e se você não está sendo incômodo e deselegante com sua lista de contatos.
FERRAMENTAS ALTERNATIVAS DE MEDIÇÃO
O Bit.ly é um encurtador de URL que gera estatísticas de cliques dos links encurtados. Imagine que você queira descobrir quantos cliques ocorreram em um link dentro de um PPS ou dentro de um email que você enviou. O Bit.ly é a ferramenta indicada para isso. À medida que forem aparecendo outras ferramentas alternativas de medição e análise, iremos listando aqui no blog.
Caro Valter,
Simplesmente incrível artigo e vídeo!
Um assunto de suma importância para nossos trabalhos diários e melhorias a se fazer.
Confesso que me senti numa sala de aula com suas dicas, e é ótimo saber que gente de alta qualidade como você tem feito um trabaho tão primoroso como este.
Além de comentara aqui estarei também compartilhando com os amigos ok.
A ti eu desejo muita paz, saúde e sucesso.
Até breve.
Olá, Juliano. Obrigado pelo comentário. Agradeço por compartilhar o conteúdo e fico muito feliz pelas suas palavras. Sinal que estou seguindo o caminho certo. Nem sempre disponho de tempo para caprichar no conteúdo, mas incentivos como o seu ajudam muito. Grande abraço.