As Métricas de SEO do Seu Blog

DESEMPENHO DE PALAVRAS-CHAVE

Mede quão bem seus artigos e páginas ranqueiam nos mecanismos de busca para as palavras-chaves e termos desejados.

Utilize a Ferramenta de Palavras-Chave do Google para encontrar palavras-chaves otimizadas e, em seguida, utilize-as em seu blog.

RANQUEAMENTO

O passo seguinte é mensurar o ranqueamento dos artigos do blog para as palavras-chaves escolhidas e medir a quantidade de tráfego advindo das buscas para esse caso.

Se esses valores forem insatisfatórios, você deve refazer sua escolha de palavras-chave.

TRÁFEGO TOTAL DA BUSCA ORGÂNICA

É a porcentagem de visitantes únicos que chegaram até seu blog através dos resultados das pesquisas não-pagas nos mecanismos de busca.

Conteúdo de qualidade aliado a palavras-chaves específicas devem ajudar a busca orgânica a atrair 40%~50% do tráfico total.

Porcentagens mais baixas do que essas indicam que você deve trabalhar outras palavras-chaves ou criar mais conteúdos (artigos, páginas, vídeos, ebooks, etc) que possam ser indexados nos mecanismos de busca.

TRÁFEGO DA MARCA X TRÁFEGO GENÉRICO

Se as pessoas já conhecem seu trabalho e reencontram você, buscando o nome do seu blog ou os nomes dos produtos que você disponibiliza, isso se refere ao tráfego da marca.

O tráfego genérico refere-se às buscas feitas por pessoas que ainda não sabem que você existe.

SEMPRE ATRAIA NOVOS VISITANTES

Se a maior parte do tráfego for por causa da marca, você deve incrementar seus esforços de SEO e gerar mais conteúdo com palavras-chaves genéricas de seu nicho.

Pessoas que já conhecem você não farão seu negócio crescer mais. Seu negócio crescerá se atrair visitantes que ainda não conhecem seu blog.

TERMOS DE PESQUISA GERADORES DE TRÁFEGO

Lista completa dos termos de pesquisa que os visitantes utilizam para encontrar seu blog.

Monitore:

  1. a quantidade de termos de pesquisa,
  2. o número total de visitas e
  3. a porcentagem que cada termo representa no total de tráfego gerado.

Se as palavras-chaves que mais trazem tráfego são aquelas que você escolheu conscientemente para criação de conteúdo, então você está indo na direção certo. Se não, você deve criar melhores e mais relevantes conteúdos em torno dessas palavras-chaves.

A lista de palavras-chaves também ajuda a descobrir termos de cauda longa que você não considerou.

INBOUND LINKS

Links de outros blogs e sites que apontam para seu blog.

Inbound links constituem um dos principais fatores que interferem no ranqueamento das páginas e artigos de seu blog nos mecanismos de busca.

Quanto mais inbound links, melhor. Quanto mais autoridade tiverem esses inbound links, melhor.

Grandes quantidades de inbound links de qualidade apontando para seu blog indicam a presença de conteúdo de qualidade à vista dos mecanismos de busca.

Um estudo sobre os inbound links mostra o tipo de sites e blogueiros que linkam para você, oportunizando a criação de mais conteúdo para essa audiência. Os termos âncoras utilizados pelos outros sites e blogs revelam novas palavras-chaves para você utilizar em seu trabalho de SEO.

TAXAS DE CONVERSÃO DAS BUSCAS ORGÂNICAS

Constituem a porcentagem de visitantes que chegaram em seu blog através da busca orgânica e completaram alguma ação de conversão desejada, como tornar-se um lead ou comprar algum produto.

Você deve querer descobrir as taxas de conversão em relação a:

  • Palavras-chave ou termos específicos
  • Páginas de destino únicas
  • URLs de referência

Por exemplo, com essas métricas você pode descobrir termos de cauda longa que, embora não gerem toneladas de tráfego, convertem acima da média. Ou você pode descobrir que alguns termos, embora gerem grandes quantidades de tráfego, não convertem bem.

Essa última situação pode significar que suas páginas de captura devem ser otimizadas para melhorar a taxa de conversão.

Saiba mais sobre SEO aqui.

CONCLUSÃO

As métricas de SEO do blog incluem desempenho e ranqueamento de palavras-chave, tráfegos orgânico, de marca e genérico, termos de pesquisas geradores de tráfego, inbound links e taxas de conversão das buscas orgânicas.

Trabalhe bem as palavras-chave e o conteúdo. Atraia novos visitantes constantemente e fique de olhos nos termos que convertem mais.

E VOCÊ?

Você fica de olho no ranqueamento e no desempenho das palavras-chave de seu blog? E quanto ao tráfego e aos inbound links? Deixe sua opinião e suas dúvidas nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima