Nesta quinta-feira, o ministro das Finanças de Portugal, Joaquim Miranda Sarmento, reconheceu que o crescimento da economia portuguesa está abaixo das expectativas do governo, mas ainda assim superior à média da zona euro. O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal cresceu 1,9% em 2024, superando a projeção de 1,8% do Executivo. No entanto, no primeiro semestre deste ano, o crescimento desacelerou para 1,7% em termos homólogos, com um aumento de 1,9% no segundo trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Números em Destaque
- Crescimento do PIB em 2024: 1,9%, acima da projeção de 1,8% do governo.
- Crescimento do PIB no primeiro semestre de 2023: 1,7% em termos homólogos.
- Crescimento do PIB no segundo trimestre de 2023: 1,9% em relação ao ano anterior.
O Contexto da Divulgação
Durante a conferência “Portugal’s position in a changing global order”, realizada na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos, Oeiras, o ministro destacou a resiliência da economia portuguesa, especialmente desde a pandemia, e expressou confiança na capacidade do país de resistir a choques externos.
O que é o PIB?
O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador econômico que mede o valor total de todos os bens e serviços produzidos em um país durante um determinado período. É um dos principais indicadores da saúde econômica de uma nação, refletindo sua capacidade de crescimento e desenvolvimento. O PIB pode ser calculado de diferentes maneiras, incluindo a abordagem pela produção, pela renda ou pela despesa, e é utilizado por governos e economistas para avaliar a performance econômica e formular políticas públicas.
Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.
Indicadores Econômicos
2025-09-11 12:33:00