Um bom blog faz nascer um bom blogueiro, o chamado problogger. Enquanto o blog gera renda com o público que passa por ele, o blogueiro gera renda com a autoridade que obteve por causa de seu blog.
Chama-se monetização direta de blog a rentabilização obtida com base no tráfego do blog. Chama-se monetização indireta de blog a rentabilização obtida pela projeção do blogueiro no mundo externo.
MONETIZAÇÃO DIRETA PARA BLOGS
A monetização direta é aquela que se realiza dentro do próprio espaço do blog. Esse tipo de monetização por incluir, por exemplo, 1) programas de afiliados de produtos físicos ou digitais, 2) locação de canal publicitário, 3) venda de produtos e infoprodutos próprios, 4) doações, etc
PROGRAMAS DE AFILIADOS
Os programas de afiliados de produtos físicos, ou sistemas de afiliação, por exemplo, utilizam alguns canais publicitários do blog (banners, links, email marketing) para fluir publicidade de anunciantes interessados na exposição de suas marcas, geração de tráfego para o site da empresa, alimentação da base de dados de clientes e conversões em vendas.
O blogueiro escolhe, entre as campanhas ofertadas pelo programa de afiliados, aquelas que se adequam melhor à proposta do seu blog e utiliza ferramentas de marketing disponibilizadas pelo próprio programa de afiliados.
A geração de renda para o blogueiro ocorre quando se efetivam as chamadas conversões, que são: i. visualização de banners (CPM), ii. cliques (CPC), iii. preenchimento de formulários (CPF), iv. determinadas ações dos visitantes (CPA, CPL) e v. vendas (CPV).
A conversão será tanto mais fácil, quanto menos ações exigir do visitante (visualizar, clicar, preencher, cadastrar, engajar, comprar).
Os valores pagos pelos programas de afiliados variam bastante, sendo ora fixos, ora percentuais. Alguns nichos, como o de apostas, costumam pagar valores altos por um registro de novo apostador acompanhado do depósito. Comissões de até 200 euros por registro já foram catalogadas.
LOCAÇÃO DE CANAL PUBLICITÁRIO
Um blog possui diversos canais por onde a propaganda de terceiros pode fluir: banners, links textuais, newsletter, feeds, redes sociais, artigos patrocinados, merchandising editorial (tie-in). Todos esses espaços podem ser vendidos pelo preço que o blogueiro julgar conveniente e o mercado estiver disposto a pagar. Quanto mais credibilidade, tráfego e segmentação possuir o blog, mais bem avaliado ele será.
VENDA DE PRODUTOS PRÓPRIOS
Quando um blog é levado a sério e tratado como uma empresa (ou um filho), é natural que seus desenvolvedores adquiriam grandes bagagens de conhecimento sobre o nicho. Esse conhecimento pode ser encapsulado em embalagens físicas ou digitais e vendido ao público do blog na forma de produtos digitais (ebooks, conteúdo premium, vídeos, webinars, etc) e produtos físicos (livros, DVDs e mercadorias).
DOAÇÕES
A essência de um blog profissional com fins lucrativos é ajudar pessoas a resolver problemas relacionados ao ramo de conhecimento que o blog difunde. É frequente que uma certa quantidade de leitores sejam gratos pela resolução de difíceis questões em suas vidas e carreiras profissionais e estejam propensos a doar em agradecimento. Um blogueiro preparado deve disponibilizar a captação dessas doações por meio de rotinas automatizadas e explicitamente expostas à vista.
MONETIZAÇÃO INDIRETA PARA BLOGS
A monetização indireta refere-se às ações do blogueiro feitas fora do blog e por causa do blog. Ela constitui uma etapa avançada de rentabilização, sendo realizada inerentemente por blogueiros consagrados dentro de seu ramo de conhecimento ou capacitados para tal.
Incluem-se nessa modalidade de monetização os treinamentos, coaching, consultoria, palestras e eventos.
Até a próxima.