Se você deseja ser um blogueiro de sucesso, precisa necessariamente aprender a administrar seu tempo. A frase do título deste artigo é atribuída a José Saramago, escritor português, e ensina que o importante não é você realizar muitas coisas em menos tempo, mas sim utilizar seu tempo de maneira racional para realizar o que realmente importa. Acredite: realizar sonhos e projetos é uma questão de organizar-se, ou seja, i) definir onde se quer chegar, ii) determinar as ações para chegar lá e iii) estipular os momentos para realizar tais ações. Todos somos dotados da capacidade para isso, mas nem todos exercitam o ato básico que é planejar. Falta de planejamento e desistência (ou fracasso) são como um objeto e sua sombra: andam sempre juntos.
Neste primeiro artigo vamos falar de forma geral sobre o controle do tempo e priorização de tarefas. No próximo artigo, entraremos em detalhes nas tarefas específicas de um blogueiro.
TER UMA ROTINA É COISA BOA
Família, casa, trabalho e corpo: as pedras fixas do rio do tempo. A rotina de um adolescente que mora com os pais é diferente da rotina de uma pessoa solteira que mora sozinha. A rotina de um casal sem filhos é bem diferente da de um casal de pais. Porém, existem tarefas naturais da quais não podemos escapar. Todos devem fazer a manutenção do corpo (dormir, tomar banho, alimentar-se); isso gasta tempo. O adolescente deve estudar e, se for um bom menino, ajudar seus pais nas tarefas da casa; isso gasta tempo. Quem mora sozinho precisa trabalhar para garantir seu sustento e realizar a manutenção da casa, isso gasta tempo. Quem tem filhos, então, nem se fala, pois deve trabalhar e gerenciar a casa e os rebentos: isso gasta muito tempo.
No caso de um adulto solteiro, trabalhar e dormir consomem 2/3 do tempo. Do 1/3 restante ainda retiram-se o tempo de locomoção, banho, alimentação, tarefas do lar, compromissos com terceiros e diversão. Pai de família, então…
Seja você um blogueiro adolescente, emancipado ou pai de família, é importante primeiramente estabelecer hora certa para todas as obrigações citadas acima, e que seja de comum acordo com as pessoas que convivem com você. Você não precisa se estressar. Família é muito importante. Estipule uma rotina e entre em acordo com todos eles. Procure evitar conflitos e quebras de promessas.
Pessoas e instituições: tempo entregue a terceiros. Além da família, há a igreja ou grupo espiritual, há os grupos de interesses comuns, há os compromissos comunitários, eventos, etc. Minha dica é: não se envolva com as responsabilidades e compromissos do mundo que não lhe tragam crescimento pessoal ou espiritual. Essas atividades e compromissos costumam preencher lacunas em sua agenda que jamais serão liberadas. Aprenda a dizer não.
Você não precisa se tornar o “chato da agenda” com as pedras fixas, pessoas e instituições. Mas um mínimo de organização é bem-vindo, e organização requer mudança de comportamento.
A AGENDA: DOMINANDO O TEMPO
Você tem nojo de agenda? Se tem, pense em mudar sua atitude. Eu também não gosto muito; porém, ou estabelecemos uma disciplina temporal, ou encaramos o fracasso. Todas as tarefas e compromissos elencados acima (família, trabalho, estudo, manutenção do corpo e da casa, obrigações com o mundo) devem ser agendados e inseridos em uma rotina. Somente assim, você poderá determinar que tempo lhe resta para blogar e para outros projetos. Inclua férias e diversão em sua agenda também (não exagere no ócio!). Qualquer coisa que lhe deixe preocupado (eu fico preocupado com a casa suja, por exemplo) deve ser agendado e resolvido em tempo certo, pois preocupações e pontas soltas afetam drasticamente a produtividade.
Sempre irão sobrevir, também, tarefas inesperadas que você deverá encaixar em sua agenda, especialmente se você é pai de família ou se possui conexões com pessoas e instituições. Ter uma agende flexível é melhor. O mundo trabalha com prazos, pois o tempo não volta atrás. Sem uma agenda, você acaba perdendo o controle e riscando sua imagem. Vai visitar sua mãe? Agende também! Desculpe se estou sendo exagerado, mas tempo é a coisa mais volúvel e escassa que existe, quando mal administrado.
Pais de família que querem ser blogueiros são um caso especial. Estes devem ser bem mais rígidos no emprego de uma agenda.
Você pode utilizar a agenda que lhe aprouver. Pode ser a tradicional ou um software, um quadro escolar na parede, ou mesmo um papel colado no azulejo da cozinha. O importante é que você possa visualizar o que o futuro lhe reserva a cada momento.
TEMPO PERDIDO
Veja se você se encontra em uma das situações abaixo. Se estiver, compreenda que você deverá mudar de atitude e buscar extirpar várias dessas distrações, caso deseje ter tempo para outros projetos.
O mau uso do tempo. A definição de “tempo mal utilizado”, para mim, é “estar fazendo coisas que não retornam nada de valor, enquanto a mente está energizada naquele momento”, é estar-se ocupado com tarefas ou atividades que, muitas vezes, não foram nem sequer definidas conscientemente, mas foram estabelecidas pelo acaso, pela desorganização e pelas distrações do mundo.
Estamos distraídos, quando deveríamos estar produzindo, porque nada foi planejado, ou porque nada foi priorizado. Não existe agenda, nem provisão. Distrair-se é ocupar-se com atividades vãs, desperdiçando momentos em que o corpo e a mente estão com disposição para aprender, produzir e agir. Tempo perdido.
Excesso de informação. O primeiro passo para bem utilizar o tempo é saber de que tempo você dispõe. Por isso, fizemos a agenda inicial acima. Mas o que você tem feito com as lacunas de tempo que restaram na agenda? Você está assistindo TV demais? Está se divertindo mais do que produzindo e aprendendo? Perdendo tempo em jogos no computador? Lendo os 300 spams que chegaram em seu e-mail? Você está no Twitter? Facebook? Orkut? Navegando ao léu na Web? Está em chats, Skype, MSN? O tempo que você está despendendo com essas ferramentas vai lhe retornar alguma coisa?
A cultura do besteirol. O mundo se transformou em um titã de distrações. Há lixo sensorial em profusão ao nosso redor. Está acelerado demais, e a gente vai na onda. Na TV as mentes que se projetam são inteligentemente insanas. Salvo raras exceções, o lema da televisão brasileira poderia ser “quanto mais idiota, mais sucesso”. No trabalho, as pessoas ainda querem comentar tanto besteirol.
Hypes de rapina. A Internet começa a se contaminar também com tanto material hype que nos capturam os olhos e os ouvidos. Nessa brincadeira, vamos “matando” nosso tempo com chuvas de pasquins, escárnios e tirinhas sem fim. As redes sociais com seus aplicativos, chats e correlatos, quando mal utilizados, servem de canal para bate-papos e distrações para horas e horas. E o tempo escoando…
Aceite que as pessoas não estão nem aí para como você utiliza seu tempo. Conscientize-se e tome você mesmo(a) as rédeas dele.
IMPORTÂNCIAS SÃO IMPORTANTES, URGÊNCIAS, NEM SEMPRE
Definida a agenda inicial, devemos priorizar as tarefas que iremos executar no curto espaço de tempo que restou. A Matriz de Gerenciamento do Tempo, mostrada abaixo, é bastante utilizada em estudos sobre produtividade. Nossas tarefas mudam de acordo com o âmbito em que estamos (casa, trabalho, Internet, etc), mas todas elas podem ser priorizadas na dobradinha “urgência-importância“. Vamos dar apenas um exemplo de cada para ilustrar o âmbito de tarefas de um blogueiro.
O primeiro quadrante (tarefas urgentes e importantes, como por exemplo, consertar o computador que queimou) é o “Quadrante da Necessidade“. O segundo quadrante (tarefas não-urgentes, mas importantes, como por exemplo, planejar e escrever conteúdo) é o “Quadrante da Qualidade“. O terceiro quadrante (tarefas urgentes e não-importantes, como por exemplo, atender o telefone) é o “Quadrante da Decepção“. O quarto quadrante (tarefas não-urgentes e não-importantes, como por exemplo, limpar a caixa de e-mails e jogar paciência) é o “Quadrante do Desperdício“.
O segredo reside em você focar no quadrante 2 (não-urgente/importante), pois este é o quadrante da qualidade e do planejamento. Trabalhe bem esse quadrante para atenuar o estresse do quadrante 1 (urgente/importante). Tenha cuidado com o quadrante 3 (urgente/não-importante) que rouba seu tempo com a ilusão das urgências que nada têm a ver com seus objetivos. Delegue diplomaticamente as tarefas desse quadrante ou crie situação para evitá-los (tire o telefone do gancho, por exemplo). O quadrante 4 deve ser evitado o máximo possível, pois traz somente perda de tempo. Pessoas que não tomam as rédeas de sua própria vida estão sempre executando as tarefas dos quadrantes 3 e 4 e são como um balanço: sempre se movendo, mas nunca vão para lugar algum.
O CAMINHO PARA OBTER TEMPO
Este artigo foi escrito no intuito de conscientizar o leitor sobre o fato de que muitas pessoas se permitem ser joguetes nas mãos da distração e da desordem ao redor delas e que, de fato, o senhor de suas vidas são os cinco sentidos e as urgências. A mente está viciada nas tarefas impostas pelo mundo, pela mídia, pela Internet, pela moda. Conseguir tempo para realizar nossos projetos (que seja o blog) requer a desintoxicação de tanto veneno exterior e a tomada de posse das rédeas desses sentidos e das lacunas de tempo que restam em nossa agenda. Desintoxicar, arrumar, priorizar e fazer: este é um caminho para que não percamos mais tempo em nossas vidas.
No próximo artigo, falaremos mais especificamente sobre objetivos, metas e as tarefas de um blogueiro. Enquanto isso, considere fazer um Curso de Gerenciamento do Tempo.
Excelente post!
Continue a escrever estes maravilhosos posts.
Sucesso!
Olá, Ruben. Obrigado pela visita e pelas boas palavras.
Olá Valter,
Gostei bastante do seu artigo, parabéns! Diz muitas coisas que realmente se reflectem, tal como os benefícios de criar uma rotina!
Abraço!
Olá, André. Obrigado pelo comentário.
Parabéns pelo artigo Valter, o meu maior defeito é a procrastinação, mas por minha sorte sempre que ela está chegando me deparo com artigos iguais a esse que escreveu e logo estou fazendo algo para sair disso que tanto me persegue.
A internet ao mesmo tempo que é uma fonte praticamente quase que inesgotável de conhecimento, também é um chamariz para a inanição. Estar sempre se policiando é importante para não se sair do caminho.
Valter, meu muito obrigado por compartilhar seu conhecimento! Um grande abraço.
Olá, Luciano. Obrigado pelo comentário. Também tenho esse problema (junte-se aí a desorganização). Mas devemos acabar com essas coisas, se quisermos ser blogueiros de respeito. Procrastinação, desorganização e ausência de objetivos: eis aí três pragas que destroem qualquer sonho.
Parabéns pelo MundoDosAfiliados.com.
Olá Valter,
Realmente este tema é muito discutido por quem trabalha em casa, pois na nossa casa temos muitas distrações que temos que ter muito cuidado para não entrar no jogo do deixa para depois…
Muito boas as dicas e alertas…Parabéns!
Até Breve.
Olá, Roberto. Obrigado pelo comentário. O gerenciamento do tempo é uma das primeiras coisas que um blogueiro deve aprender, se não está fadado ao insucesso. No módulo Preparação ► Administração do Tempo, você encontra artigos mais avançados sobre o tema.
Quando o tempo e ta a seu favor é tranquilo, mas quando tem prazo e esta sem tempo é bem complicado.
Começar e não desistir! Ter disciplina e foco acima de tudo. Obrigada pelo seu conhecimento.