Crescimento do PIB da China atinge 4,9% em 2025, segundo relatório da ONU

O Produto Interno Bruto (PIB) da China apresentou um crescimento de 4,9% em 2025, com uma previsão de desaceleração para 4,6% em 2026, conforme o relatório Situação e Perspectivas da Economia Mundial de 2026, divulgado pela ONU. As novas estimativas superam as previsões do ano anterior, que eram de 4,6% e 4,4%, respectivamente, para os anos de 2025 e 2026.

Números em Destaque

  • Crescimento do PIB em 2025: 4,9%
  • Previsão de crescimento do PIB em 2026: 4,6%
  • Previsão de crescimento do PIB em 2027: 4,5%
  • Crescimento das vendas no varejo em setembro: 3%
  • Pico de crescimento das vendas no varejo em maio: 6,4%
  • Contração do investimento em ativos fixos: 0,5%

O Contexto da Divulgação

O relatório da ONU destaca que a economia chinesa manteve um crescimento robusto no primeiro semestre do ano anterior, impulsionado por um aumento nas exportações e um consumo interno fortalecido. No entanto, o crescimento começou a desacelerar no terceiro trimestre, com uma queda nas vendas no varejo. A ONU também apontou uma contração no investimento em ativos fixos, sugerindo uma atividade de investimento mais fraca. Os riscos para a economia em 2026 incluem a deterioração das relações comerciais com os Estados Unidos e uma demanda global enfraquecida.

O que é o PIB?

O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador econômico que mede o valor total de todos os bens e serviços produzidos em um país durante um determinado período. Ele é utilizado para avaliar a saúde econômica de uma nação, refletindo o desempenho da economia e influenciando decisões de políticas econômicas e investimentos.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2026-01-08 16:02:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima