Taxa de desemprego no Brasil atinge 5,4%, menor patamar histórico, segundo IBGE

A taxa de desemprego no Brasil atingiu um novo recorde histórico de 5,4% no trimestre encerrado em outubro, marcando uma redução de 0,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando a taxa era de 6,2%. A informação foi divulgada pelo IBGE, que também destacou a diminuição de 788 mil desempregados em comparação ao início de 2025.

Números em Destaque

  • Taxa de Desemprego: 5,4%
  • Taxa de Desemprego em 2024: 6,2%
  • Redução de Desempregados em 2025: 788 mil
  • Total de Trabalhadores no Brasil: 102,5 milhões
  • Total de Empregados Formais: 39,182 milhões
  • Trabalhadores Informais: 38,7 milhões
  • Aumento de Empregados por Conta Própria: 771 mil

O Contexto da Divulgação

A queda na taxa de desemprego é atribuída a uma série de fatores, incluindo a recuperação econômica e a criação de novos postos de trabalho, especialmente no setor formal. O IBGE informou que o número de empregados formais atingiu um nível recorde, com 39,182 milhões de pessoas registradas. A redução no número de trabalhadores informais, que caiu para 38,7 milhões, também reflete uma mudança significativa no mercado de trabalho. Analistas esperavam uma taxa de desemprego de 5,5%, o que torna o resultado ainda mais surpreendente.

O que é o Desemprego?

O desemprego é um indicador econômico que mede a porcentagem da força de trabalho que está sem emprego, mas está disponível e procurando ativamente por trabalho. A taxa de desemprego é um importante sinal da saúde econômica de um país, refletindo a capacidade do mercado de trabalho de absorver a mão de obra disponível.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-11-30 10:56:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima