PIB da Rússia cresce 1,2% no primeiro semestre de 2025, informa Tribuna do Agreste

O PIB (Produto Interno Bruto) da Rússia apresentou um crescimento de 1,2% no primeiro semestre de 2025, conforme declarado por Mikhail Golovnin, diretor do Instituto de Economia da Academia de Ciências da Rússia, em entrevista à Sputnik. Este resultado ocorre em um contexto de sanções ocidentais que foram impostas em 2022, e que inicialmente causaram um declínio econômico.

Números em Destaque

  • Crescimento do PIB: 1,2% no primeiro semestre de 2025.
  • Crescimento médio anual (2022-2024): 2,3% ao ano.
  • Crescimento do PIB (2008-2013): 2% ao ano.
  • Crescimento do PIB (2014-2019): 0,9% ao ano.

O Contexto da Divulgação

Golovnin destacou que, apesar do declínio em 2022 devido às sanções, o crescimento médio do PIB para o período de 2022 a 2024 é positivo, refletindo uma recuperação gradual. Ele comparou a situação atual com a crise do século XXI, onde a economia russa também se recuperou após períodos de sanções e quedas nos preços do petróleo.

A Federação da Rússia afirmou que o país está lidando com a pressão das sanções, enquanto líderes ocidentais têm questionado a eficácia dessas medidas. O presidente russo, Vladimir Putin, mencionou que as sanções representam um golpe significativo para a economia global, com o objetivo de impactar a vida de milhões de pessoas.

O que é o PIB?

O Produto Interno Bruto (PIB) é uma medida que representa o valor total de todos os bens e serviços produzidos em um país durante um período específico. É um indicador fundamental da saúde econômica de uma nação, refletindo a capacidade de produção e o nível de atividade econômica. O PIB pode ser calculado de três maneiras: pela produção, pela renda ou pela despesa, e é utilizado para comparar o crescimento econômico entre diferentes países e ao longo do tempo.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-09-07 23:42:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima