O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está prestes a divulgar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao terceiro trimestre de 2025, com expectativas de crescimento de 0,3%, o que pode indicar uma desaceleração econômica.
Números em Destaque
- Crescimento do PIB no terceiro trimestre: 0,3%
- Crescimento do PIB projetado para 2025: 2,2%
- Crescimento do PIB projetado para 2026: 1,8%
- Injeção prevista na economia: quase R$ 200 bilhões
O Contexto da Divulgação
Economistas têm revisado suas previsões para o PIB, impulsionados por recentes medidas governamentais que visam aumentar a circulação de dinheiro. Cristiano Oliveira, economista-chefe do banco Pine, destacou que, apesar da perda de dinamismo na atividade econômica, o crescimento de 0,4% é esperado para o último trimestre do ano. Ele atribui essa revisão a fatores como o consumo das famílias, que se beneficia de um cenário de desemprego baixo e ganhos reais de salários. Mario Mesquita, do Itaú Unibanco, também confirmou a alta de 0,3% no terceiro trimestre e ajustou suas projeções para o próximo ano, considerando a ampliação dos gastos públicos e iniciativas como o programa Minha Casa, Minha Vida e a isenção do Imposto de Renda para rendimentos até R$ 5 mil.
O que é o PIB?
O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos principais indicadores econômicos que mede a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em um país durante um determinado período. Ele reflete a saúde econômica de uma nação e é utilizado para avaliar o crescimento econômico, influenciando decisões de políticas públicas e investimentos.
Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.
Indicadores Econômicos
2025-11-29 00:27:00


