PIB do Espírito Santo cresce 2,3% no segundo trimestre de 2025, informa IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo cresceu 2,3% no segundo trimestre de 2025, conforme análise da Coordenação de Estudos Econômicos do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o PIB capixaba apresentou um aumento de 3,4%. Além disso, no acumulado do ano, houve um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior e uma alta de 2,2% na comparação dos últimos quatro trimestres com os quatro trimestres anteriores.

Números em Destaque

  • Crescimento do PIB no 2º trimestre de 2025: 3,4% em relação ao 2º trimestre de 2024.
  • Acumulado do ano: Crescimento de 2,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
  • Valor nominal do PIB no 2º trimestre de 2025: R$ 59,5 bilhões.
  • Valor total do PIB acumulado em quatro trimestres: R$ 215,1 bilhões.

O Contexto da Divulgação

O diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, ressaltou a importância do acompanhamento periódico do PIB Trimestral para a formulação de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento. Segundo Lira, “o indicador nos mostra os movimentos da economia capixaba, permitindo compreender melhor os fatores que impulsionam ou limitam o crescimento do Estado.” O crescimento foi impulsionado pelos setores de Serviços, que registrou alta de 2,8%, Indústria com 1,9% e Agropecuária com 0,5%. O setor de Serviços teve destaque no comércio e serviços prestados às famílias, que avançaram 15,1%. Na Indústria, a indústria extrativa se destacou com uma expansão de 4,3%, atribuída à elevação da produção da Samarco. Na Agropecuária, o aumento na produção de café foi significativo, com elevação de 25,1% no conilon, apesar da retração de 15,9% no arábica.

O que é o PIB?

O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador econômico que mede o valor total de bens e serviços produzidos em um país ou região durante um determinado período. É utilizado como um parâmetro para avaliar a saúde econômica de uma nação, refletindo o desempenho das atividades produtivas e o nível de atividade econômica. O PIB pode ser calculado por três abordagens: a produção, a renda e a despesa, e é frequentemente utilizado para comparar a performance econômica entre diferentes países ou regiões ao longo do tempo.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-09-10 05:03:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima