Projeto de Lei da IA pode limitar crescimento do PIB, aponta análise do IBGE

Um estudo da consultoria econômica Ecoa, publicado no Observatório de Direitos Autorais e Tecnologia, aponta que a implementação do modelo de remuneração de direitos autorais previsto no projeto de lei de regulação da inteligência artificial (IA) pode reduzir em 0,2% o impacto positivo da tecnologia sobre o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. A expectativa de crescimento da IA no PIB brasileiro para a próxima década é de 3,2%, mas com a nova regulamentação, esse número poderia cair para 3%, resultando em uma perda acumulada de cerca de R$ 21,8 bilhões.

Números em Destaque

  • Crescimento do PIB com IA: Esperado em 3,2% ao longo da próxima década.
  • Impacto da regulamentação: Redução do crescimento para 3%.
  • Perda acumulada: Cerca de R$ 21,8 bilhões.

O Contexto da Divulgação

O projeto de lei, de autoria do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e com substitutivo do senador Eduardo Gomes (PL), estabelece regras para o uso de conteúdos protegidos por direitos autorais em processos de mineração, treinamento ou desenvolvimento de sistemas de IA. A proposta proíbe a disseminação de conteúdos derivados de obras autorais e exige autorização e remuneração pela utilização de materiais protegidos.

O que é o PIB?

O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador econômico que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país durante um determinado período. Ele é utilizado como um parâmetro para medir a atividade econômica e o crescimento de uma nação, refletindo a saúde econômica e o nível de desenvolvimento. O PIB pode ser analisado sob diferentes perspectivas, como a produção, a renda e a despesa, e é fundamental para a formulação de políticas econômicas e para a atração de investimentos.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-09-09 11:03:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima