Pular para o conteúdo

Por que investir em fundos florestais?

[ad_1]

A sociedade gestora nomeou recentemente o Irish Forest Fund como um dos melhores investimentos do país. O fundo, que atingiu um vencimento de 10 anos no ano passado, apresentou um retorno bruto de 83%. O investimento inicial médio no fundo em 2000 foi estimado em 9.400 euros. Espera-se que os pagamentos isentos de impostos totalizem mais de £ 17.000, disseram os gestores de fundos.

O fundador do UK Bamboo Bond promete resultados ainda melhores para os investidores. Ele afirma que um investimento inicial de apenas £ 10.300 em grama de crescimento rápido, que é usado para fazer caules mais fortes que o aço, poderia render um retorno de 503% em 15 anos.

Em um ambiente financeiro de crise, os fundos florestais são populares na imprensa devido às suas propriedades de diversificação de portfólio, capacidade de proteger a inflação e potencial de investimento de risco relativamente baixo. No entanto, como acontece com qualquer empreendimento de investimento, a crescente popularidade pode levar a práticas de negócios ambientalmente perigosas para atender a interesses gananciosos e à necessidade de segurança financeira. Infelizmente, as florestas não podem competir com eles. Assim, os investidores que veem as florestas como o próximo lar de longo prazo para seu capital de investimento também devem buscar fundos florestais com práticas de manejo florestal sustentável. Só assim poderão aproveitar ao máximo os benefícios associados aos fundos florestais. Não entendi muito bem as últimas frases. Como a silvicultura pode ser perigosa para o meio ambiente?

Significado

De acordo com a Corporação Financeira Internacional (IFC) do Banco Mundial, os fundos florestais normalmente dependem de três fontes principais de renda: o cultivo e a venda de produtos de madeira (ou seja, toras, cavacos e celulose para papel), a venda de produtos não-madeireiros (ou seja, produtos alimentícios, corantes, perfumes e cosméticos) e valorização da terra. Além do valor monetário gerado a partir dessas três fontes, a IFC também reconhece que os fundos florestais podem gerar valor que não é refletido na planilha anual de uma corporação – o custo da paisagem, biodiversidade, sustentabilidade social e cultural, sequestro de carbono e até mesmo o custo de minimizar os danos causados ​​por desastres naturais, como inundações. Conforme observado na Avaliação do Ecossistema do Milênio Florestal da ONU, o valor econômico total dos serviços florestais “não comercializados” pode exceder o valor de mercado registrado da madeira, mas os gestores de fundos florestais muitas vezes não levam isso em conta adequadamente ao investir. soluções.

No entanto, um número crescente de fundos florestais está usando práticas de manejo florestal sustentável para proteger o valor não comercial das florestas. O Center for International Forestry Research define o manejo sustentável como “manter ou aumentar a contribuição das florestas para o bem-estar das pessoas, tanto das gerações atuais quanto das futuras, sem comprometer a integridade de seus ecossistemas, ou seja, sua sustentabilidade, função e diversidade biológica”. Ao investir em florestas para produção de madeira, esses fundos florestais sustentáveis ​​buscam financiar florestas naturais valorizadas por sua capacidade de sequestrar carbono e seu papel na sustentabilidade e desenvolvimento da comunidade.

Redução de risco

Existem vários fatores-chave que os investidores devem considerar para garantir que eles minimizem os riscos associados aos seus investimentos e maximizem os retornos:

  • Ambiente político – Os fundos florestais que investem em áreas de floresta tropical podem estar sob a jurisdição de um governo local instável ou região com interesses políticos locais conflitantes. Além disso, alguns governos podem impor restrições à extração de madeira. Os investidores devem estar plenamente conscientes do ambiente político no país onde seus fundos florestais operam. É aqui que faz sentido investir localmente – estar familiarizado com as leis locais e saber como funciona o processo político pode ser uma grande vantagem e dá aos investidores uma sensação de segurança.
  • Ambiente econômico – Conforme observado no relatório de Avaliação Ecossistêmica do Milênio, a corrupção é generalizada no setor florestal, especialmente em países em desenvolvimento com má governança local. A estabilidade da moeda local e o histórico econômico do país também são importantes para o retorno do investimento em fundos florestais. Aqui, também, selecionar fundos que supervisionam florestas locais pode ser uma ideia melhor do que mudar para florestas tropicais em locais remotos, dos quais os investidores podem não estar cientes o suficiente para fazer uma avaliação de investimento adequada.
  • Propriedade Quem é o dono da terra da floresta? Quem o aluga e qual é a duração/termos do arrendamento? Algumas florestas são geridas pelo estado. Outros são de propriedade de empresas/indivíduos privados. Outros ainda são propriedade de ONGs. Esses também são aspectos importantes que precisam ser abordados antes que os investidores escolham seus fundos florestais para evitar problemas futuros que possam afetar os retornos.
  • Transparência das operações – este fator chave está relacionado ao monitoramento da eficácia e avaliação da eficácia do manejo florestal. Por exemplo, se um fundo florestal investe em compensações, os investidores devem ser informados sobre como o sequestro de carbono é medido, quem o verifica e como os créditos de carbono são emitidos.

Perda de propriedade – os desastres naturais são específicos da localização geográfica do projeto florestal? Em caso afirmativo, que danos materiais ocorreram no passado? Essas informações ajudarão os investidores a avaliar o grau de risco para os fundos florestais de fatores ambientais externos. Desta forma, os potenciais acionistas poderão calcular a possível perda de rendimentos e os custos de seguros associados.

[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.