[ad_1]
O planejamento tributário é muitas vezes considerado um evento anual, quando no final do ano fiscal você planeja seus impostos e faz investimentos para aproveitar a economia fiscal. Mas não é assim que deve ser feito; O planejamento tributário é um processo contínuo que abrange diversos aspectos, principalmente aqueles relacionados às diversas opções de investimento, que não são apenas uma forma ideal de receber benefícios fiscais, mas também de obter lucro pelo mesmo. Portanto, você deve considerar o planejamento tributário não apenas como uma forma de reduzir sua responsabilidade tributária, mas também como um meio que pode contribuir significativamente para seu crescimento financeiro e prosperidade.
Planejamento tributário estratégico
As mudanças nas regras e regulamentos relativos ao processo de tributação, seja pessoal, corporativo ou não, tornaram a tributação o tema mais complicado de se discutir. No entanto, quer você goste ou não, você não pode ignorá-lo. Há uma série de ferramentas e fatores que você pode usar para planejar e criar estratégias com eficiência para seus investimentos em economia de impostos para maximizar seu retorno.
As melhores ferramentas de planejamento tributário
Não há dúvida de que o Fundo de Reserva do Estado continua sendo o líder incomparável em opções de economia de impostos. No entanto, gradativamente estão sendo desenvolvidos outros instrumentos que abrem novas oportunidades para o investidor obter benefícios financeiros, diversificando as opções de investimento e reduzindo seu passivo tributário. Alguns dos mais famosos estão listados abaixo:
fundo de reserva estadual
O PPF é um favorito de todos os tempos porque os investimentos feitos nele são dedutíveis sob o limite de 1.00.000 da Seção 80C e você não paga absolutamente nenhum imposto no vencimento. O valor investido neste regime é devolvido sem juros.
Faixa de investimento mínimo e máximo
* 500 Pa e 70.000 Pa respectivamente
· Taxa de retorno:
* 8% ao ano
· Liquidez
* Investidor pode sacar fundos no sétimo ano fiscal
Seguro
É possível aproveitar os créditos fiscais da Lei do Imposto de Renda investindo em esquemas de poupança de seguro de vida para a State Life Insurance Corporation of India e até mesmo outras companhias de seguros privadas, como Bajaj Allianz, Birla Sun Life Insurance, HDFC Life Insurance, ICICI Prudencial e outros.
Depósitos postais
Os correios na Índia também oferecem vários esquemas de economia de curto prazo e opções de 1 a 5 anos. O que torna esses esquemas de investimento ainda mais atraentes é sua elegibilidade para benefícios fiscais sob a seção 80C da Lei de Tecnologia da Informação. Algumas das ferramentas comuns de isenção de impostos dos correios estão listadas abaixo:
Depósitos postais a prazo
· Correios Depósitos periódicos
Esquema de Renda Mensal dos Correios [Post office MIS]
Certificados de Poupança Nacional [NSC]
· Regime Nacional de Poupança [NSS]
Kisan Vikas Patra – [KVP]
Fundos de reserva do estado [PPF]
Esquema de Poupança de Ações (ELSS)
O ELSS é uma ferramenta relativamente nova que recentemente se tornou uma das ferramentas de economia de impostos mais lucrativas. Embora haja um elemento de risco envolvido, os investimentos ELSS são populares não apenas por causa de sua eficácia no controle de obrigações fiscais, mas também por causa dos retornos garantidos isentos de impostos que oferecem.
Outras alternativas
Além das ferramentas acima mencionadas, a seguir estão algumas das outras opções de investimento em economia de impostos menos conhecidas que se qualificam para créditos fiscais sob a Lei do Imposto de Renda:
· Taxas de matrícula, incluindo taxas de admissão ou taxas de faculdade, pagas para matrícula em tempo integral para quaisquer dois filhos da pessoa que está sendo avaliada (quaisquer taxas de desenvolvimento, doações ou pagamentos de natureza semelhante não são dedutíveis).
Pagamentos de prêmios de seguro de vida
· Contribuições para o Fundo de Reserva do Empregado (EPF) / GPF
Fundo de reserva do Estado (máximo ` 70.000 por ano)
· Certificados de Aforro Nacional, incluindo juros corridos. [NSC]
Plano de seguro vinculado à unidade (ULIP)
Esquema de Poupança para Idosos (SCSS)
Esquema de Poupança Vinculada a Ações (ELSS)
Regime Nacional de Pensões (NPS)
Títulos de infraestrutura emitidos por instituições/bancos como IDBI, ICICI, REC, PFC, etc.
Juros acumulados na emissão do VIII NSB
Depósitos a prazo de 5 anos em bancos e correios
Reembolso de um empréstimo à habitação (dívida principal)
Assim, a gestão e planejamento tributário não é um exercício penoso se você conhecer todas essas ferramentas básicas de economia tributária e seus respectivos benefícios. Na verdade, o mesmo pode lhe trazer lucros significativos se você estiver disposto a gastar um pouco de tempo no mesmo.
[ad_2]
Fonte: Prakash K. Gupta