Previsão de crescimento do PIB no 3º trimestre é impulsionada por precatórios e mercado de trabalho, aponta FGV

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2025, conforme divulgado pelo IBGE. Este resultado superou a expectativa de crescimento de 0,3% e representa uma desaceleração em relação ao primeiro trimestre, que havia registrado um crescimento de 1,3%. A análise é do economista-chefe do Banco BMG, Flávio Serrano.

Números em Destaque

  • PIB do Segundo Trimestre: Crescimento de 0,4% em relação ao primeiro trimestre.
  • PIB do Primeiro Trimestre: Revisado para 1,3% de crescimento.
  • Crescimento do Consumo das Famílias: 0,5% no segundo trimestre.
  • Queda no Gasto do Governo: 0,6% no segundo trimestre.
  • Queda na Formação Bruta de Capital Fixo: 2,2% no segundo trimestre.

O Contexto da Divulgação

Flávio Serrano destacou que o desempenho do PIB no segundo trimestre indica uma desaceleração da demanda doméstica, embora o setor externo tenha compensado parte dessa queda, com importações caindo menos do que o esperado. A análise também aponta que o nível de endividamento das famílias está aumentando, o que pode impactar o consumo e o pagamento de dívidas. A expectativa é que a injeção de R$ 60 bilhões na economia, proveniente do pagamento de precatórios, possa estimular a atividade econômica no terceiro trimestre.

O que é o PIB?

O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos principais indicadores econômicos, representando a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país durante um determinado período. Ele é utilizado como uma medida da atividade econômica e do crescimento de um país, refletindo a saúde econômica e o padrão de vida da população. O PIB pode ser analisado sob diferentes óticas, como a oferta, a demanda e a renda, permitindo uma compreensão abrangente da dinâmica econômica.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-09-06 11:55:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima