IPCA-15 desacelera para 0,18% em outubro, abaixo da expectativa de 0,24% do mercado, segundo IBGE

A prévia da inflação oficial brasileira, medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), apresentou uma desaceleração para 0,18% em outubro, refletindo uma queda significativa em relação ao aumento de 0,48% registrado em setembro, impulsionado principalmente pelos preços da energia elétrica.

Números em Destaque

  • IPCA-15 de outubro: 0,18%
  • IPCA-15 de setembro: 0,48%
  • Alta acumulada em 2025: 3,94%
  • Alta acumulada nos últimos 12 meses: 4,94%
  • Meta de inflação do Banco Central: 3% (com intervalo de 1,5% a 4,5%)

O Contexto da Divulgação

A desaceleração do IPCA-15 em outubro foi atribuída à redução da bandeira tarifária da conta de luz, que caiu do patamar vermelho nível 2 para o vermelho nível 1. Este fator contribuiu para a diminuição da pressão inflacionária, que havia sido significativa no mês anterior. Apesar da queda, o indicador ainda se encontra acima da meta estabelecida pelo Banco Central, o que mantém a preocupação em relação à trajetória da inflação e suas expectativas. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, destacou que a inflação está em um processo de “redução e retorno para a meta”, mas a instituição permanece vigilante em relação aos níveis atuais.

O que é o IPCA-15?

O IPCA-15 é um indicador que mede a variação de preços de uma cesta de bens e serviços consumidos pelas famílias brasileiras, servindo como uma prévia do IPCA, que é a inflação oficial do Brasil. Este índice é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e reflete as mudanças nos preços ao consumidor, sendo um importante termômetro para a política econômica e a definição de metas de inflação.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-10-24 09:40:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima