Temperaturas em São Paulo podem ultrapassar 30°C com alerta de onda de calor até quarta-feira

A região metropolitana de São Paulo enfrentará mais um dia de altas temperaturas nesta terça-feira, 13 de setembro, com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicando uma máxima de 31°C no Mirante de Santana, localizado na zona norte da cidade. O Inmet emitiu um alerta laranja, que sinaliza perigo devido à onda de calor que afeta parte do estado, incluindo a Grande São Paulo, com validade até a noite de quarta-feira, 14 de setembro.

Uma onda de calor é caracterizada por temperaturas que superam em 5°C a média por um período de três a cinco dias. Apesar do calor, há previsão de pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo alertou que, no final da tarde, a nebulosidade aumentará, trazendo condições para chuvas intensas, com risco de alagamentos e queda de árvores.

O boletim do Inmet, divulgado na segunda-feira, 12 de setembro, aponta um cenário chuvoso para São Paulo e sul de Minas Gerais, devido à aproximação de sistemas transientes pelo Atlântico. A Defesa Civil estadual informou que até quinta-feira, 15 de setembro, as condições típicas de verão devem persistir em todo o estado, com sol entre poucas nuvens e aumento das temperaturas ao longo do dia.

O órgão ressaltou que, entre as tardes e noites, o aquecimento diurno, aliado à umidade proveniente do oceano e da região amazônica, favorecerá pancadas de chuva forte em várias regiões do estado, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e possível queda de granizo.

Além da Grande São Paulo, as temperaturas máximas devem permanecer elevadas, com valores em torno de 31°C nas regiões de Campinas e São José do Rio Preto. Na Baixada Santista, Ribeirão Preto e São José dos Campos, os termômetros podem alcançar 32°C, enquanto na região de Registro, as temperaturas tendem a chegar a 33°C.

A partir de sexta-feira, 16 de setembro, é esperada a passagem de uma frente fria, que deve trazer chuvas mais generalizadas e persistentes, acompanhadas de raios e vento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima