Problemas de tráfego inválido no Google Adsense ocorrem tanto com blogueiros quanto com Youtubers. Quem trabalha com monetização através de produtos da Google deve necessariamente i) conhecer bem suas políticas e ii) estar pronto para surpresas inesperadas.
Quer dizer, o inesperado não precisa ser inesperado, se você se preparar antes, lendo as políticas.
A GOOGLE PODE ESTAR SIMPLESMENTE AVALIANDO SEU TRÁFEGO
Calma! Problemas de tráfego inválido acontecem. Na maioria das vezes, o castigo decorre simplesmente porque a Google está fazendo seu trabalho em manter a qualidade do sistema de anunciantes. O que significa que a culpa não é sua.
Aconteceu com o blog Divulgar Dinheiro esta semana.
Infelizmente a dor de ter os ganhos suspensos (ou até mesmo a conta suspensa), mesmo que temporariamente, é real.
O NÚMERO DE ANÚNCIOS QUE VOCÊ PODE EXIBIR FOI LIMITADO
Aparece esta tarja em suas páginas do Google Adsense:
Após clicar no link “Central de Políticas“, mostrado acima, a mensagem que aparece, referente a problemas de tráfego inválido, é esta:
Devido a problemas de tráfego inválido, a veiculação de anúncios na sua conta está limitada. Analisaremos e atualizaremos essa restrição automaticamente enquanto monitoramos seu tráfego. Saiba mais sobre os limites de veiculação de anúncios.
Caso não esteja vendo os detalhes da mensagem, clique no botãozinho mostrado na figura abaixo:
O EMAIL SOBRE PROBLEMAS DE TRÁFEGO INVÁLIDO
Recebi um email com o assunto “Limite de veiculação de anúncios na sua conta do Google AdSense“, enviado pela Equipe do Google Adsense. Veio escrito:
Recentemente, identificamos alguns problemas de tráfego inválido na sua conta do Google AdSense. Por isso, aplicamos um limite de veiculação de anúncios nela. Vamos revisar e atualizar automaticamente esse limite enquanto monitoramos seu tráfego.
Traz um certo alívio. Afinal o limite de veiculação vai ser revisado, né? Em outras palavras, a Equipe do Google Adsense não vai deixar você na situação que se encontra. Logo vai haver uma alteração e de forma automática
POSSÍVEL VIOLAÇÃO DE TRÁFEGO… POSSÍVEL!
E prosseguiu:
Encontramos uma possível violação de tráfego inválido que gera receita de anúncio na sua conta. Lembre-se de que o tráfego inválido é estritamente proibido pelas políticas do programa Google AdSense.
Mantive o mesmo link do email no link tráfego inválido acima. Que violação foi essa, não dá pra saber. O mais provável é que não houve violação, mas comportamentos que se assemelham a isso, atraindo o olhar desconfiado da Google.
Isso se infere do termo “possível” dito acima. Afinal, não são pessoas que detectam os comportamentos dos editores, mas um programa automatizado.
O REAL MOTIVO DOS PROBLEMAS COM TRÁFEGO INVÁLIDO
A Google, por razões de segurança, não vai te dizer especificamente o que aconteceu. Ela apenas dá uma ideia da causa. Veja o que é dito no email sobre esse ponto:
Compreendemos que você queira saber mais sobre as atividades inválidas que detectamos. No entanto, não podemos disponibilizar aos editores informações relacionadas à atividade específica detectada na conta, incluindo quaisquer usuários envolvidos, porque elas poderiam ser utilizadas para burlar nossos sistemas de detecção reservados.
Ou seja, você não vai saber qual foi o real motivo dos problemas com tráfego inválido.
SEU TRÁFEGO É RUIM E FRAUDULENTO… BRINCADEIRA!
Quando você clica no link “Saiba Mais“acima, a página destino mostra a seguinte mensagem:
O Google se esforça para manter um ecossistema de publicidade que protege os anunciantes, editores e usuários contra fraudes e experiências ruins com anúncios. Como resultado, às vezes, acabamos limitando o número de anúncios que sua conta do Google AdSense pode exibir. Isso pode ser uma ação temporária enquanto conhecemos você melhor e avaliamos a qualidade do tráfego que você gera, ou poderá acontecer se identificarmos tráfego inválido na sua conta do Google AdSense.
O robô da Google limitou a veiculação de anúncios porque suspeita que o tráfego que você está trazendo é ruim ou é fraudulento, isto é, ou não possui qualidade ou é inválido.
O robô detecta isso, observando o comportamento do blog. Claro que pode não ser nem um nem outro no seu caso.
COMO A TECNOLOGIA DA GOOGLE DETECTA A FRAUDE
De repente, o tráfego cresceu demais ou alguém suspeito navegou demais entre os artigos do blog, ou, ainda, tem muitos cliques nos anúncios vindo de um mesmo lugar. De repente, você clicou nos seus próprios anúncios (geralmente sem querer). Sabe-se isso, sabe-se lá!
Isso são apenas exemplos de mau comportamento. Depois de anos e anos aperfeiçoando esse robozinho, a Google praticamente criou um oráculo que tudo vê e tudo sabe quanto ao conteúdo existente em seu mundo, a Internet.
Tais comportamentos não significam fraude necessariamente, mas apresentam os mesmos efeitos dela. Infelizmente o editor sofre pela precaução da máquina
CLIQUES E IMPRESSÕES SÃO MONITORADOS
A tecnologia Google consegue identificar padrões, não somente em cliques, mas também nas impressões dos anúncios. Os padrões determinam se os cliques são artificiais ou normais (vindos de usuários legítimos).
Sabe que isso me deixou desconfiado. Tenho mexido muito no blog por esses dias e, certamente, as impressões dos anúncios aumentaram por causa de minha ação. Será que foi isso que limitou meus anúncios?
Outra coisa que fiz foi acionar os anúncios para AMP. Se você fez algo assim antes de ter problemas com tráfego inválido, me fale nos comentários.
FILTROS DIGITAIS E HUMANOS
A Google utiliza filtros que separam os cliques normais dos cliques incentivados, acionados por usuários pagos pra realizar a fraude ou por robôs autômatos.
Além disso, uma equipe humana se soma a toda essa filtragem e monitoração.
COMO O ROBÔ DETECTA A MÁ QUALIDADE DO TRÁFEGO
TAXA DE REJEIÇÃO E DURAÇÃO DA SESSÃO
A má qualidade do tráfego é identificada por diversas métricas, mas principalmente pela alta Taxa de Rejeição (o quão desinteressante o conteúdo é pro visitante) e pela baixa taxa de Duração da Sessão (o tempo que o visitante fica no blog).
Taxa de Rejeição muito próxima a 100% e tempo de Duração da Sessão muito próximo de zero, indicam que o visitante chegou no blog, viu o que tinha, não gostou (ou foi enganado) e foi embora rapidamente.
Isso acontece muito quando a pessoa é levada para conteúdo, achando que vai encontrar uma coisa e encontra outra.
Observe o pico no gráfico acima. É uma alteração de comportamento. Por que, de repente, os visitantes decidiram ficar no blog cinco vezes mais tempo do que antes? Especulo que possa ser um filtro que o Google utiliza para separar o tráfego.
CONTEÚDO PARADO E PROBLEMAS DE TRÁFEGO INVÁLIDO
Outro fator que influencia, com certeza, é deixar seu blog ou canal sem atualizar durante muito tempo. Se é seu caso, acostume-se com os U$ 0,02 diários.
PORQUE ACONTECEU DE VOCÊ TER PROBLEMAS DE TRÁFEGO INVÁLIDO
A limitação no número de anúncios acontece porque, ou sua conta no Google Adsense ainda está em avaliação (conta nova), ou você gerou tráfego inválido. Este artigo é sobre o segundo motivo.
SE TODOS SEGUISSEM AS POLÍTICAS: QUE MARAVILHA VIVER
Conforme a própria Google disse acima, existe um ecossistema. Ele é regido pelas Políticas do Google Adsense.
A primeira ação de qualquer editor do Google Adsense iniciante deveria ser ler as políticas. Mas grande parte dos criadores de conteúdo nem sequer sabe que elas existem.
O ECOSSISTEMA DO GOOGLE ADSENSE
O anunciante paga à Google, por meio do Google Ads, pra exibir seus anúncios para um tráfego qualificado e que lhe dê resultados, pois o anunciante está investindo dinheiro.
Parte da verba vai pra Google e parte vai pro editor (o blogueiro ou youtuber). O ecossistema somente está saudável quando apenas usuários potenciais e qualificados clicam nos anúncios, tornando-se clientes dos anunciantes.
Se não for assim, todo o sistema rui: o anunciante queima seu dinheiro e para de investir, já que não obteve resultados. Sem essa fonte de recursos, nem a Google, nem o os editores teriam ganhos. A própria Google desabaria.
No email que recebi da Google, ela fala:
Os cliques em anúncios do Google precisam ser resultado do interesse genuíno dos usuários.
Por isso, ela investe tanto em manter o ecossistema saudável, antecipando toda e qualquer ameaça. Trata-se de dinheiro, de negócios, de racionalidade financeira.
Veja no vídeo abaixo algumas ações da Google pra proteger seus investidores, os anunciantes. O que vale para os anunciantes também tem que valer para os editores.
FORAM FRAUDE OU IMPRUDÊNCIA OS PROBLEMAS DE TRÁFEGO INVÁLIDO?
Quando um editor incentiva pessoas a clicarem nos anúncios, compra tráfego de origem duvidosa, faz parcerias com sites de fazenda de cliques ou cria um robô pra clicar automaticamente nos anúncios, ele comete fraude.
Veja o que veio escrito no email que recebi sobre isso:
Os editores não podem pedir que outras pessoas cliquem nos anúncios. Isso inclui pedir aos usuários que apoiem o site, oferecer prêmios pela visualização de anúncios e prometer arrecadar dinheiro para terceiros. Além disso, clicar nos próprios anúncios, usar origens de tráfego ou ferramentas de cliques automáticos, robôs ou outros softwares fraudulentos também são práticas proibidas.
Quando um editor clica sem querer nos anúncios, deixa de atualizar seu blog ou canal ou não monitora seu tráfego (pelo Google Analytics, por exemplo), ele está sendo imprudente.
O QUE FAZER PRA RESOLVER OS PROBLEMAS DE TRÁFEGO INVÁLIDO
EVITE A FRAUDE E A IMPRUDÊNCIA, ENTÃO!
Se sua penalidade decorreu de fraude, simplesmente pare com as ações que causaram isso. Leia as políticas do Google Adsense e se enquadre nelas. Ande pianinho. Pois a teimosia em fraudar o Google Adsense leva ao cancelamento permanente da conta. Veja o que veio escrito no email que recebi:
Se você violar as políticas do programa Google AdSense, sua conta estará sujeita a outras ações de restrição ou desativação permanente.
Se decorreu de imprudência, aja naturalmente. Continue gerando conteúdo para seu blog e canal como sempre fez, na velocidade que sempre fez.
APRENDAR A USAR O GOOGLE ANALYTICS
Use alguma ferramenta de análise pra descobrir, pelo menos, a taxa de rejeição e a duração das sessões dos seus visitantes.
Conheça seu tráfego.
Acompanhe seu tráfego pelo Google Analytics e descubra os tráfegos que geram melhor desempenho nos anúncios e de onde são gerados os tráfegos de baixa qualidade.
OU SIMPLESMENTE NÃO FAÇA NADA NOS PRÓXIMOS 30 DIAS
Veja o que a Google fala em suas políticas:
Isso pode ser uma ação temporária enquanto conhecemos você melhor e avaliamos a qualidade do tráfego que você gera, ou poderá acontecer se identificarmos tráfego inválido na sua conta do Google AdSense. Embora esse limite de veiculação de anúncios normalmente afete os editores por menos de 30 dias, esse tempo pode ser maior em alguns casos.
Ainda no email que recebi, ela diz:
Você não perde o acesso à sua conta e pode ver detalhes sobre esse problema no nível da conta na Central de políticas. Embora o limite de veiculação de anúncios normalmente afete os editores por menos de 30 dias, esse tempo pode ser maior em alguns casos. Recomendamos garantir de forma proativa que seu tráfego de anúncios obedeça às políticas do programa Google AdSense. Agradecemos sua compreensão e cooperação.
De tudo que você leu acima, certamente essa será a solução para a maioria dos editores. A Google está apenas avaliando a qualidade de seu tráfego. Então, não deixe de publicar alguns artigos e alguns vídeos nesse ínterim de 30 dias.
Há relatos de editores na Web informando exatamente isso.
MINHA PÁGINA DE AJUDA DO GOOGLE ADSENSE
Você sabia que existe o Minha Página de Ajuda do Google Adsense?
Não sei se ela é igual pra todo mundo. Você já cai logado nela, com seu email de editor e o código da sua conta no Google Adsense. Se estiver em inglês, use o botão direito do mouse pra traduzir.
Há quatro seções disponíveis de ajuda: i) formas de pagamento (pra saber sobre prazos e limites de pagamentos), ii) políticas, iii) solução de problemas (conta, pagamentos, anúncios, queda de ganhos, etc) e iv) opções de suporte (solucionadores de problemas, fórum do Adsense e “pesquise uma resposta”).
Nos solucionadores de problemas, há a seguinte indicação:
Se o seu problema específico precisar de nossa ajuda para ser resolvido, você encontrará um formulário de contato no final do solucionador de problemas. Acesse todos os nossos solucionadores de problemas aqui .
Aconselho você dar uma olhada nela, não somente por que teve problemas com tráfego inválido, mas por causa de todas essas opções de ajuda quanto a problemas sensíveis dos editores do Google Adsense.
QUAL É SUA SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DE TRÁFEGO INVÁLIDO?
Alguns ainda relatam que o problema acontece por que o Facebook está gerando tráfego de má qualidade. Foi o que disse o Professor Chacha em seu vídeo O número de anúncios que pode apresentar foi limitado RESOLVIDO. Veja se consegue verificar isso também.
Leia as Políticas do Google Adsense para Iniciantes, ao menos!
E qual é o seu caso? Comente abaixo. Deixe seu relato e nos diga como resolveu seu caso.
ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO
Atualização em 11/11/2020.
Voltaram os ganhos sem que eu fizesse nada.
Os ganhos tinham começado a cair em 05/10/2020 (quando recebi a mensagem de limitação de anúncios) e zeraram em 07/10/2020. Ficou zerado até 02/11/2020 e começou a pagar alguns centavos em 03/11/2020 e hoje, 11/11/2020, o gráfico ascendeu, estando em crescimento agora.
Ficou, então, 27 dias zerados.
Aquele aviso que o Google deu de que queria apenas me conhecer melhor era verdade. Espero que mantenham os ganhos agora.
E você, o que aconteceu?
Recebi a notificação em 30/09/2020 de anúncios limitados, e até agora continua, não sei mais o que fazer.
Olá, Wesley. Se se passaram os 30 dias e não houve alteração, você deve considerar as outras hipóteses elencadas no artigo. Se não for nada disso, entre em contato com a Google, usando as dicas que dei na seção Minha Página de Ajuda do Google Adsense no texto acima. Há pouco discussão na Web sobre o tema. Gostaria de poder ajudar mais. Abraço.
Olá amigo , meu site teve veiculação limitada também, eu havia instalado plugin e troquei as posições dos anúncios. O google search na semana q limitou apresentou problemas de responsividade no site, mas não havia problemas no site, e eu enviei para eles validarem, e eles validaram e foi confirmado que n havia problemas. Não houve aumento de tráfego , no analytics não houve aumento de taxa de rejeição. Eu usava também o onesignal que dispara webpush, vi que algumas pessoas perderam conta por isso. Tirei do site. Havia feito disparos diariamente, mas que antes, eu acho provavel que foi isso. Dos poucos mais de 160 dolares feitos, ficou o saldo de 29. E o saldo do mes passado p receber está intacto. O seu, ele zeram o que estava sendo feito no mes?
Não me lembro de ter zerado na época em que publiquei o artigo. Acho que não.
Nossa, que saco isso né? o Meu foi limitado antes de ontem, e exceto ter clicado uma única vez no meu próprio anúncio sem querer, eu não fiz absolutamente nada irregular. Tenho 5 mil acessos orgânicos por mês e estou bem chateada. Robozinho não muito inteligente esse. :(
Pois é. É respirar e esperar a boa vontade da Google.
Cliquei no meu próprio anuncio por descuido, tomei limitação no dia 25/06, dia 6/07 e 7/7 comecei a retornar os ganhos com alguns centavos, porém a mensagem ainda não saiu, galera que está passando por isso, não deixem de postar nesse tempo de vacas secas, é essencial para o retorno dos ganhos, espero que meu site fique totalmente normal logo, logo…