A cidade de São Paulo alcançou uma taxa de desemprego de 5,2% no terceiro trimestre de 2025, o menor índice já registrado na série histórica da PNAD Contínua. Este resultado positivo no mercado de trabalho está associado à implementação de medidas de aceleração econômica, destacando-se a significativa redução no tempo médio para abertura de empresas, que caiu de 100 dias para apenas 22 horas.
Números em Destaque
- Taxa de Desemprego: 5,2%
- Tempo Médio para Abertura de Empresas: 22 horas
- Número de Novos Negócios Abertos em 2025: 130.967
- Renda Média: R$ 5,3 mil
O Contexto da Divulgação
O resultado da taxa de desemprego reflete as políticas adotadas pela Prefeitura de São Paulo, que implementou o programa Empreenda Fácil. Essa iniciativa visa desburocratizar o processo de abertura de empresas, unificando em uma plataforma online os trâmites que antes exigiam a presença em 16 órgãos diferentes. A agilidade proporcionada pelo programa tem contribuído para o aumento do número de novos negócios na capital, com um impacto positivo na economia local e atraindo empresas de outros municípios.
O que é a Taxa de Desemprego?
A taxa de desemprego é um indicador que mede a porcentagem de pessoas economicamente ativas que estão sem emprego, mas que estão disponíveis e em busca de trabalho. Este indicador é fundamental para avaliar a saúde do mercado de trabalho e a economia de um país ou região, refletindo a capacidade de geração de empregos e a dinâmica do setor produtivo.
Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.
Indicadores Econômicos
2025-11-24 16:24:00


