Fãs do Campeonato Brasileiro podem estar se aproximando de um momento aguardado: a inclusão de jogadores da Série A no jogo ‘EA FC’. Segundo informações do site FGZNews, atletas como Neymar, do Santos; Memphis, do Corinthians; Hulk, do Atlético-MG; e Everton Ribeiro, do Bahia, estão cotados para participar do evento ‘Ginga’ na versão mobile do jogo. Além deles, outros jogadores brasileiros também devem ser incluídos.
A presença desses atletas na versão mobile sugere que eles também poderão aparecer nas edições para consoles do game. O FGZNews confirmou que os principais jogadores do Campeonato Brasileiro estarão disponíveis apenas na próxima edição, ‘EA FC 27’, que será lançada para videogames e computadores.
Jogadores no EA FC
Desde 2016, os jogadores do Brasileirão não estão presentes no game, devido a questões relacionadas à Lei nº 9.615/98, conhecida como ‘Lei Pelé’. Ao contrário de outros países, onde os direitos de imagem são geridos coletivamente, a Electronic Arts precisa negociar individualmente com cada atleta no Brasil, o que complica o processo.
No Reino Unido, por exemplo, os direitos de imagem são administrados de forma coletiva pela Premier League Players Ltd (PLP). A criação de uma liga unificada no Brasil poderia facilitar essa negociação, uma vez que atualmente existem dois blocos: a Liga Forte União (LFU) e a Libra.
Escudos e uniformes
Os escudos e uniformes dos clubes brasileiros têm sido incluídos nas últimas edições do jogo. Em 2020, a EA Sports lançou uma DLC para adicionar a Copa Libertadores e a Sul-Americana ao EA FC, permitindo que clubes brasileiros que participaram dessas competições tivessem seus logos e uniformes no game.
Por conta disso, o Atlético-MG, que tem competido na Libertadores nos últimos quatro anos, tem sido representado na franquia desde 2021, assim como Flamengo, Palmeiras e outros clubes.




