Taxa de desemprego atinge 5,4% no trimestre encerrado em outubro de 2025, segundo IBGE

A taxa de desemprego no Brasil alcançou 5,4% no trimestre encerrado em outubro de 2025, marcando o menor nível desde o início da série histórica, em 2012, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Números em Destaque

  • Taxa de Desemprego: 5,4%
  • Taxa no trimestre anterior: 5,6%
  • Recuo em relação a 2024: 0,7 ponto percentual
  • População ocupada: 5,9 milhões
  • Taxa de informalidade: 37,8%
  • Empregados com carteira assinada: 39,2 milhões
  • Massa de rendimento real: R$ 357,3 bilhões
  • Rendimento médio real habitual: R$ 3.528

O Contexto da Divulgação

O resultado da taxa de desemprego reflete um período de estabilização no mercado de trabalho, conforme observado pela economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito. Apesar da queda no índice de desemprego, o número de pessoas empregadas não apresentou crescimento significativo, indicando que o mercado pode ter atingido um piso cíclico. A taxa de subutilização, que inclui desocupados e aqueles que gostariam de trabalhar, também se manteve em 13,9%, o que sugere uma pressão contínua sobre o mercado de trabalho.

Antonio Ricciardi, economista do Daycoval, destacou que, embora a taxa de desemprego tenha alcançado um mínimo histórico, o indicador dessazonalizado permanece estável em 5,7%, mesmo com o aumento das contratações temporárias típicas do fim do ano. Além disso, a inflação de serviços em torno de 6% continua a pressionar os rendimentos, que podem desacelerar à medida que o mercado de trabalho se estabiliza.

O que é a Taxa de Desemprego?

A taxa de desemprego é um indicador econômico que mede a porcentagem da força de trabalho que está sem emprego, mas está disponível e buscando ativamente por trabalho. Este indicador é crucial para avaliar a saúde econômica de um país, pois revela a capacidade do mercado de trabalho em absorver a população economicamente ativa e reflete as condições econômicas gerais, incluindo crescimento, inflação e políticas de emprego.

Aprofunde sua análise em nossa seção completa sobre indicadores econômicos. Veja o histórico da taxa Selic e do índice IPCA para entender o cenário completo do mercado financeiro.


Indicadores Econômicos


2025-11-29 03:59:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima