Este é o último de uma sequência de três artigos parafraseando os Termos e Condições do Google Adsense. Trata-se de um resumo comentado das 17 disposições (ou cláusulas), cujo objetivo principal é preparar você para a leitura completa desse regramento. Neste artigo, iremos explicar as cláusulas 11 a 17. Leis e regulamentações costumam apresentar uma redação complexa e maçante. Esperamos que com a sinopse que fizemos sobre esses Termos e Condições do Google Adsense, você comece a dominar o regulamento magno do programa. Lembrando que a redação desses termos é de fevereiro de 2008.
Acesse os dois primeiros artigos, clicando nos links abaixo:
► Termos e Condições do Google Adsense – Parte 1: cláusulas 1 a 4
► Termos e Condições do Google Adsense – Parte 2: clausulas 5 a 10
Veja o vídeo:
COMO RECEBEMOS PAGAMENTOS NO GOOGLE ADSENSE (11)
Esta é a segunda maior seção dos Termos e Condições do Google Adsense, perdendo somente para a 2ª cláusula, que dispõe sobre a implementação dos anúncios. Ela trata dos pagamentos do Google Adsense. Caso seu interesse seja sobre o primeiro pagamento, leia nossos artigos
► Meu Primeiro Pagamento no Google Adsense: Tá na Mão!
► Código SWIFT, Banco Rendimento e Preenchimento do Formulário
VOCÊ SÓ RECEBE PELOS CLIQUES E IMPRESSÕES VÁLIDAS
Primeira regra: você só recebe por cliques válidos e impressões válidas, portanto siga corretamente os termos e os Regulamentos do Programa Google Adsense, além das diretrizes de implementação. No que se refere aos pagamentos pelos resultados de pesquisa, existe uma taxa a ser compensada, mas não há mais detalhes sobre ela.
Você não receberá por cliques e impressões inválidos obtidos por cliques seus (o Google Adsense acompanha seu IP) ou por pessoa que você recrutou ou pagou para isso. Também não receberá por cliques e impressões de robôs, aplicativos ou quaisquer outras formas que violem o regramento do programa.
HÁ CLIQUES VÁLIDOS QUE NÃO SÃO PAGOS
O Google Adsense também não paga por cliques em anúncios que beneficiam instituições de caridade. Também não são pagos cliques válidos vinculados a cliques inválidos, isto é, se houver muitos cliques inválidos, isso também impedirá o pagamento dos cliques válidos.
CONHEÇA AS DATAS E O VALOR MÍNIMO DE PAGAMENTO NO GOOGLE ADSENSE
Os pagamentos são feitos até o final do mês seguinte ao mês de veiculação dos anúncios e pesquisas. Por exemplo, se ocorreram cliques em anúncios no mês de novembro, você receberá seus ganhos até 31 de dezembro. O que significa que o pagamento pode demorar no máximo 60 dias contados do momento em que ocorre o clique.
Você deve ter um saldo de U$ 100 ou mais para poder receber, caso contrário, os ganhos ficam retidos até atingir esse valor. Em caso de rescisão, o saldo que existir será pago em até 90 dias. Saldos inferiores a U$ 10 jamais serão pagos.
SITUAÇÕES QUE GERAM RETENÇÃO DE GANHOS NO GOOGLE ADSENSE
As suspeitas de violação causam a retenção dos valores ganhos e iniciam uma investigação. Também são retidos valores referentes a anúncios cujos anunciantes deixaram de pagar por eles. Se você estiver inadimplente com a Google (por exemplo, no Google Adwords), os valores ganhos no Google Adsense ficarão retidos, podendo ser compensados com as dívidas suas com a Google.
NÃO BRINQUE COM AS INFORMAÇÕES DE ENDEREÇO E CONTA BANCÁRIA NO GOOGLE ADSENSE
Suas informações de endereço, contato e conta bancária devem estar corretas para você poder receber seus ganhos. Quaisquer gastos ocasionados por erros nesses dados serão deduzidos de suas comissões.
É MUITO FÁCIL REGULARIZAR A SITUAÇÃO FISCAL
Você deve também regularizar sua situação fiscal (relativa aos EUA) no menu Página Inicial ► Configurações da Conta ► Configurações de Pagamento ► Informações Fiscais de sua página administrativa no Google Adsense. O procedimento é bastante simples e geralmente se resume a uma declaração. Porém, isso não isenta você de pagar os impostos devidos ao governo brasileiro. Aconselho que o faça, já que os bancos avisam a Receita Federal sobre ganhos em sua conta bancária oriundos de fontes diversas.
COMO AGIR EM CASO DE DISCORDÂNCIA DE PAGAMENTO
Se discordar do pagamento, você tem 30 dias para notificar a Google. O Google Adsense pagará somente a você, jamais a terceiros indicados por você, salvo autorizados pela Google. Periodicamente, podem ocorrer retenções de valores pelo programa (nos termos não estão informados os motivos).
COMO EVITAR QUE SUA CONTA SE TORNE INATIVA NO GOOGLE ADSENSE
Se, em um período de 2 anos, você não acessar sua conta no Google Adsense, nem aceitar os pagamentos enviados, sua conta será considerada inativa. Se a Google não conseguir entrar em contato com você, sua conta também será considerada inativa. Os ganhos de contas inativas são entregues a instituições filantrópicas.
Estas observações referem-se à Cláusula 11 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.
QUAIS SÃO AS REGRAS DE PUBLICIDADE DE NOSSO NOME E LOGOTIPO (12)
Seu nome e seu logotipo poderão ser utilizados pela Google em apresentações, material publicitário, listas de clientes, relatórios financeiros e similares. Os Recursos de Marca da Google poderão ser utilizados por você, desde que estejam de acordo com as Diretrizes de Recursos e Marca da Google.
Estas observações referem-se à Cláusula 12 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.
DECLARAÇÕES E GARANTIAS NO GOOGLE ADSENSE (13)
Você declara que suas informações estão corretas e atualizadas, é o proprietário de seu blog (e outras propriedades), possui todos os direitos, poderes e autorização para celebrar os Termos e Condições do Google Adsense e cumpre todas as leis, estatutos, decretos e regulamentos aplicáveis. Para os editores de sites de vídeos (mídia player), há mais algumas declarações similares (ver cláusula 13).
Estas observações referem-se à Cláusula 13 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.
QUEM INDENIZA A GOOGLE PELAS REIVINDICAÇÕES DE TERCEIROS? (14)
É você quem indeniza a Google e outras pessoas envolvidas com ela (pessoas indenizadas) por reivindicações de terceiros, responsabilização, perdas e despesas que possam ser decorrentes, relacionadas ou surgidas do uso que você fez do Google Adsense, do seu blog (e de outras propriedades) e da violação de qualquer termo dos Termos e Condições do Google Adsense.
Estas observações referem-se à Cláusula 14 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.
OS DIREITOS DA GOOGLE SOBRE O GOOGLE ADSENSE (15)
O Adsense é da Google e ninguém tasca! Você reconhece que a Google detém todos os direitos, titularidade e participação, incluindo todos os Direitos de Propriedade Intelectual relativos ao Google Adsense e que você não adquire nenhum direito sobre o programa, não podendo modificar, traduzir, derivar e um porção de outras ações que você não pode tomar.
Também não é permitido alterar avisos de direitos autorais ou recursos de marca.
Estas observações referem-se à Cláusula 15 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.
A QUEM NOSSAS INFORMAÇÕES PODEM SER REPASSADAS (16)
Para aprovar e habilitar sua participação no Google Adsense, a Google pode precisar repassar seus dados pessoais a terceiros. Pode também precisar repassá-los a entidades de cunho judicial, não podendo se responsabilizar se eles repassarem esses dados. Algumas informações não-pessoas, como URLs e estatísticas, também podem ser repassadas.
Estas observações referem-se à Cláusula 16 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.
AS DISPOSIÇÕES DIVERSAS DOS TERMOS E CONDIÇÕES DO GOOGLE ADSENSE (17)
Disputas referentes ao Termos e Condições do Google Adsense serão dirimidas no Condado de Santa Clara, Califórnia. Além disso, há outras disposições sobre modificações dos termos, proibição de revenda e cessão de direitos. Leia cláusula.
Estas observações referem-se à Cláusula 17 dos Termos e Condições do Google Adsense. Leia a cláusula para um entendimento completo.
Até a próxima!☺