Você provavelmente já deve ter ouvido falar em tráfego quando se trata de seu site ou blog, sendo este um importante ponto em se investir para conseguir alcançar o sucesso almejado.
Porém, às vezes existem algumas complicações para compreender o que ele é e seus objetivos concretos, sendo necessário, então, aprender a se utilizar dessa ferramenta para que realmente haja um bom desempenho nas buscas de seu site ou blog.
O que é tráfego direto?
Para compreender o conceito, é necessário entender, primeiramente, o que é o tráfego de um site ou de um blog. O tráfego nada mais é do que trazer pessoas para acessarem os conteúdos disponibilizados por você, seja de maneira direta ou indireta, gerando visitações, solicitações de páginas, entre outros.
O tráfego direto, portanto, é quando o visitante digita o seu endereço diretamente no seu navegador. Ou seja, ele geralmente já conhece o seu site e por tê-lo acessado, provavelmente deve fazer isso com certa frequência. É uma ótima ferramenta de mensuração de visitantes reais para ser analisada.
Como ele funciona?
Para saber a real fonte de onde vem o seu tráfego, uma boa ferramenta analítica é o Google Analytics, que busca informações por meio das URLs, que podem indicar de forma específica de onde vem essas visitas, porém o seu site deve conter essas especificações para poder facilitar o seu trabalho.
Entretanto, é necessário entender que, por mais precisas que as ferramentas do GA sejam, há uma margem de erro para esses resultados, pois eles dependem da instalação correta da ferramenta, do tráfego ser dado, hoje em dia, mais por meio de redes sociais do que pela pesquisa direta, entre outros fatores.
Outro ponto importante desses dados é analisar o que realmente é tráfego direto e o que acaba não sendo, como as visitas por meio de sites de busca, como o próprio Google. Esse tipo de tráfego é chamado de orgânico, e não direto, sendo os dois muito diferentes, portanto.
O que realmente impacta o tráfego direto?
Esse tipo de tráfego vai indicar o verdadeiro valor que está presente e incutido em sua marca, sendo composto de pessoas que realmente conhecem o que você oferece, seja um produto/serviço ou informação e que já usufruiu do que é oferecido, por meio de recomendações ou através de algum outro tipo de publicidade feito por você.
Quando há um trabalho bem feito de posicionamento de marca e também da assessoria de imprensa, esses números realmente deveriam ser melhor analisados, sendo capazes de revelar realmente quem é o consumidor do seu conteúdo de forma direta e sem rodeios.
Sites que vendem produtos online devem ser aqueles que mais se preocupam com o número disponibilizado para o tráfego online, sendo que há a necessidade de realizar o login para comprar, então a facilidade de medir esse tráfego é maior do que em sites que não vendem nada.
É necessário, portanto, compreender a importância que o tráfego direto pode trazer para a sua marca ou até mesmo para o seu blog, sendo que, quanto mais visitas diretas recebidas você tiver, maior a sua popularidade e bom posicionamento no nicho de mercado que está inserido.