[ad_1]
Se você passar pela famosa Virgem de Calcutá, não poderá deixar de ver o imponente edifício no centro. Ele brilha de longe, e a fachada branca dá ao monumento uma aparência limpa. Este é o famoso Victoria Memorial, que nos últimos 90 anos incorporou a glória do domínio britânico na Índia.
Construção do Memorial
Quando o monumento foi planejado, Calcutá era a sede do Império Indiano Britânico e fazia sentido construir o monumento lá. Mas quando foi concluído em 1921, a capital foi planejada para ser transferida para Delhi e o monumento foi ultrapassado por eventos da história. Muito de seu significado foi perdido, mas seu esplendor arquitetônico não pode ser diminuído.
O memorial, batizado em homenagem à famosa rainha britânica Victoria, é verdadeiramente o coração e a alma de Calcutá. Demorou oito anos para criar e incorporar conceitos de design mogol e ocidental. A melhor parte é que o memorial foi construído sem nenhum dinheiro do governo e todo o seu financiamento foi feito por príncipes e rajas privados que queriam agradar o poder imperial.
Victoria e Taj Memorial
O projetista do monumento foi um britânico chamado Sir William Emerson, que visitou a Índia em 1860 e projetou muitos edifícios em toda a Índia. Ele pegou um assistente mais jovem e, de acordo com as instruções de Lord Curzon, deu-lhe a tarefa de erguer um monumento que pudesse rivalizar com o Taj. O monumento no seu esplendor de mármore branco estende-se por uma área de 26 hectares com jardins requintados. Esta é, obviamente, uma bela peça de arquitetura. Nenhuma visita a Calcutá está completa sem uma visita a este memorial.
O monumento perdeu muito do seu esplendor com a transferência da capital para Delhi, mas não podemos esquecer que este memorial é também um museu e dá vida à majestade do Raj. Há uma pequena taxa de entrada para visitar o museu e o memorial, e o governo central é responsável por seu cuidado e manutenção.
Embora o memorial rivalize com o Taj em beleza puramente física e estética, sua importância é minimizada devido a considerações políticas. O monumento contém estátuas e retratos de grandes senhores, além de escultores e pinturas de soldados indianos que serviram aos britânicos. Após a independência, um novo capítulo sobre os líderes indígenas também é adicionado.
Mas, no final, a beleza do monumento vai impressionar o visitante. Isso também significa que o período Raj simplesmente não pode ser descartado como ficção. Este foi um fato histórico, como evidenciado pelas pistolas Warren Hastings expostas usadas em combate real.
[ad_2]
Fonte: Madan G Singh