[ad_1]
Em resposta ao desafio de “fazer certo” e às crescentes exigências dos clientes, cada vez mais empresas e organizações devem cumprir os sistemas internacionais de gestão ISO 9000/14000. No entanto, para pequenas empresas, esses sistemas, juntamente com a certificação, são muito rígidos e caros para implementar e manter. A solução para os problemas das pequenas empresas é um novo sistema de gestão organizacional, mais conveniente para as pequenas empresas e flexível, menos oneroso e muito mais fácil de implementar e usar.
Sistema de gestão da organização
Ao implementar um sistema de gestão, o empresário adota a filosofia de acompanhar as situações de mudança, os requisitos dos clientes, as condições do mercado e as questões ambientais. Uma das suposições básicas é que o que estava certo ontem está errado hoje e definitivamente estará errado amanhã.
Então, o que é um sistema de gestão integrado para uma organização? É um sistema que oferece ferramentas simples para controlar sistematicamente como você gerencia seus negócios para que seus produtos e serviços atendam ou superem as expectativas de seus clientes. Um sistema de gestão integrado, ao contrário dos padrões ISO, é um sistema orientado a fluxo e processo e é mais fácil e barato de implementar, usar e manter. Todos os processos da sua organização, desde as solicitações dos clientes às operações da sua empresa até a entrega final, são definidos e documentados. O objetivo do sistema de gestão é:
- Defina áreas de responsabilidade.
- Crie um bom ambiente de trabalho e seguro.
- Aumentar a confiança do cliente.
- Prevenir a ocorrência de problemas.
- Detecte problemas quando eles ocorrerem.
- Determine o motivo.
- Remova a causa.
- Prevenir a recorrência.
Em outras palavras, um bom sistema de gestão é dizer o que você faz, fazer o que você diz, registrar o que você fez, verificar os resultados e agir sobre a diferença. Em suma, para provar aos seus clientes que você fornece produtos e serviços confiáveis e econômicos.
Sistema de Gestão de Pequenas Empresas
Um sistema de gestão da qualidade e ambiental geralmente está vinculado a um padrão de gestão formalizado aceito, como a série ISO 9000/14000. As normas ISO destinam-se a fornecer um núcleo comum de padrões de qualidade e gestão ambiental aplicáveis a uma ampla gama de indústrias e economias. As normas ISO 9000/14000 são de fato ferramentas boas e valiosas e provaram ser a base para a qualidade e o desempenho ambiental. No entanto, esses padrões têm suas limitações, especialmente para as PMEs que os consideram muito rígidos e caros para implementar e manter. Assim, com o novo sistema integrado, as pequenas empresas passaram a dispor de um sistema simples conveniente e menos dispendioso que inclui: qualidade-ambiente-competência-gestão-saúde-segurança.
Com base nos requisitos da ISO 9000, 14000 e padrões de trabalho e segurança existentes, este programa abrangente é projetado especificamente para pequenas empresas/organizações, oferecendo uma abordagem econômica e de bom senso para as principais disciplinas necessárias para permanecer competitivo. Os seguintes benefícios podem ser esperados:
- Adaptado para qualquer tipo de indústria ou negócio.
- Um sistema de controle integrado simples.
- Mais fácil e barato do que o ISO para implementar e usar.
- Define áreas de responsabilidade.
- Não há necessidade de suporte de consultoria externa.
- Cria um bom ambiente de trabalho e seguro.
- Economiza tempo, dinheiro e wok.
- Todos na empresa estão envolvidos, contribuindo para a motivação e satisfação no trabalho.
- Mantém o controle sobre os custos de qualidade.
- Melhor imagem de mercado e vantagem competitiva.
- Um sistema projetado para oferecer maior produtividade, reduzir desperdícios e rejeições, retrabalho, reclamações de garantia e reclamações de clientes.
- Melhorar a qualidade dos produtos e serviços.
Os requisitos do sistema de gestão são baseados nos elementos-chave das normas ISO 9001, 14001, OHSAS 18001 e consistem em dez parágrafos. A versatilidade do sistema de gestão integrado é tal que se for necessário adicionar requisitos adicionais de outros elementos das normas de gestão, o sistema pode ser facilmente expandido. A seguir está um resumo dos dez requisitos principais:
1. CONTROLE: Conceito de negócio, diretrizes, objetivos, organização, gestão de risco, trabalho de melhoria, provisão de habilidades, trabalho ambiental, de saúde e segurança.
2. Marketing e vendas: Marketing, processamento de pedidos, monitoramento de entrega de produtos, satisfação do cliente e reclamações.
3. Desenvolvimento de produtos: Controle de desenvolvimento, revisão, teste de produto e documentação.
4. Compra: Avaliação e classificação de fornecedores, pesquisa de produtos, controle de aceitação.
5. Produção: Planejamento e controle da produção, inspeção, manutenção.
6. Distribuição e entrega: Embalagem, verificação de entrega, armazenamento e distribuição.
7. Instalação e montagem: Planejamento de pessoal, equipamentos e recursos, trabalho no território do cliente, informando o cliente.
8. Serviço: Atendimento ao cliente, manutenção, peças de reposição.
9. Documentação: Fluxo de documentos, trabalho de escritório, proteção de informações.
10. Descrição das atividades: Visão geral do sistema e organização e suas atividades.
Os valores centrais do sistema de gestão incluem Boas Práticas Empresariais, Colaboradores Competentes e Motivados e Clientes Satisfeitos. Para mais informações visite nossa homepage: www.fr2000-us.com [http://www.fr2000-us.com] e saiba como sua empresa pode se beneficiar e reduzir custos, aumentar a eficiência e a lucratividade aproveitando este sistema de gestão integrado.
[ad_2]
Fonte: Hans Traff