Resolvemos fazer este tutorial de SEO, utilizando o plugin WordPress SEO da Yoast como roteiro, viabilizando a aprendizagem e a prática de SEO de forma simultânea. O plugin de Joost de Valk é atualmente o melhor plugin grátis para implementação de SEO em blogs WordPress. Este é o terceiro artigo dessa série, que segue o próprio menu do plugin. Para ler os dois primeiros artigos, clique nos links abaixo:
WordPress SEO da Yoast: O Plugin! – Parte 1
WordPress SEO da Yoast: O Plugin! – Parte 2
WordPress SEO e Ferramentas para Webmasters
Continuando as configurações do plugin, clique novamente na opção “Dashboard” do menu do WordPress SEO by Yoast.
Vamos agora mostrar como fazer a verificação para os sites de Ferramentas para Webmaster (Webmaster Tools) dos motores de busca: Google, Yahoo e Bing. Utilizaremos o Google Webmasters Tools, como exemplo. Procure pelo painel “Webmaster Tools” do plugin (veja figura abaixo). O código de verificação é fornecido depois que você se cadastra e verifica a titularidade do seu blog nos respectivos sites de ferramentas para webmasters. De posse desse código, você deverá inseri-lo nos campos do formulário mostrado na figura. Faremos isso somente para o primeiro campo mostrado, o do Google.
O procedimento de cadastro e validação nos sites de Ferramentas para Webmasters é um tanto longo. Então decidi fazer um artigo à parte, ensinando inclusive as ferramentas do Google Webmasters Tools. Acesse-o agora em Google Webmasters Tools: Ferramentas SEO do Google para Webmasters. No mesmo artigo, você tem acesso à apresentação em slides Google Webmasters Tools que fizemos no site da Prezi.
LIÇÃO DE SEO – Webmasters Tools
Há coisas muito básicas em SEO, como por exemplo saber se pelo menos seu site foi indexado pelos motores de busca. De que adiantaria otimizar seu blog para os buscadores, se ele não está indexado? E se o motor de busca chegar ao seu site e não puder indexar suas páginas por algum erro de rastreamento ou porque elas não estão alcançáveis? E se os internautas estiverem chegando até seu blog através das palavras-chaves incorretas (você vende carros, mas os visitantes querem comprar pneus)? As ferramentas do Google Webmasters Tools servem exatamente para evitar esses tipos de erros crassos e criar cumplicidade entre seu blog e o Googlebot. Não hesite em ler o artigo Google Webmasters Tools: Ferramentas SEO do Google para Webmasters.
Otimização de títulos no WordPress SEO by Yoast
A otimização dos títulos dos posts e páginas em seu blog são uma das coisas mais fáceis de se fazer e que acarretam altíssimo impacto no SEO e no ranqueamento do seu blog. Vamos estudar a anatomia do titulo de um dos posts de um dos maiores portais de SEO do Brasil, a MestreSEO.
Observe que a estrutura do título aconselhada é sempre esta: i) a ordem é primeiro o título do artigo, seguido de um separador (geralmente “|”), seguido do título do blog. Não inverta essa ordem. ii) Os motores de buscam não gostam de títulos muito curtos e cortam os títulos muito longos. iii) as principais palavras-chaves devem constar no título e estarem em consonância com o foco do conteúdo do artigo. Note que o webmaster inseriu três palavras-chaves de grande foco (wordpress, plugin, seo), tendo ainda repetido a palavra-chave primária “seo“. Isso sem retirar o significado do título aos olhos humanos. Veja abaixo como esse conteúdo aparece nos resultados de busca.
O webmaster tem dois desejos: que seu conteúdo apareça no topo dos resultados das buscas e que ele seja clicado. Um título seguindo as três diretrizes acima vai satisfazer tanto o Googlebot, quanto o internauta que, visualizando o snippet acima, encontra rapidamente o que procura e clica no link para acessar.
Você poderá otimizar o tamanho do título observando a contagem de caracteres no painel principal do plugin WordPress SEO by Yoast. Caso não encontre esse painel, no artigo WordPress SEO by Yoast: o Plugin – Parte 1, elencamos todos os painéis que o plugin cria no WordPress. Veja a posição onde aparece:
Para gerar o título no formato aconselhado acima (com nome do artigo, separador e nome do blog), clique no botão “Generate SEO Title“, que fica um pouco mais à direita da contagem dos caracteres. Veja na figura abaixo. Esse botão leva em consideração as configurações de títulos que vamos ver a seguir.
Configurações de títulos com o plugin WordPress SEO da Yoast
Vamos agora aprender como configurar os formatos dos títulos, de modo a deixá-los automatizados. Acesse o submenu “Titles” do menu principal do plugin WordPress SEO by Yoast. Veja a figura.
Para que o plugin WordPress SEO da Yoast possa modificar automaticamente os títulos das páginas e dos posts, é necessário que no arquivo header.php (existente em todos os templates de WordPress) a linha de código referente aos títulos esteja em formato padrão (indicado pelo número 1 na figura abaixo).
Para encontrar essa linha de código, acesse o menu “Aparência” -> “Editor” do WordPress.
No lado direito da tela, acesse a área “Modelos” e clique em “Cabeçalho” (arquivo header.php)
Observe a posição da linha que procuramos. Ela começa pela tag <title> e termina na tag </title>. Fatalmente estará no início do código.
Cuidado! Se você decidir mexer nesse código para deixar a linha conforme indicado pelo plugin, faça-o com muito cuidado. Seus limites são as duas tags informadas, <title> e </title>. Se você alterar qualquer outra coisa por engano, um mínimo caracter que seja, nesse código, poderá fazer o blog inteiro parar de funcionar. Portanto, primeiramente faça uma cópia em TXT desse código antes de mexer. Feita a alteração, clique em “Salvar“.
Se a linha de código estiver no formato requisitado, tudo bem, prossiga. Se não estiver e você não puder modificar a linha de código, marque a caixa “Force Rewrite Titles” (item 2 da figura replicada abaixo) para que o plugin force a reescrita dos títulos. Não recomendamos essa opção, pois ocorreram bugs nos testes que fizemos (os títulos de todos os posts do blog assumiram o mesmo nome).
Configurando o título e a descrição da Homepage com o WordPress SEO
Ainda na figura acima, item 3 em vermelho, na seção “Singular Pages” (páginas únicas), você deve informar o título e a descrição de sua homepage. Lembrando que o título deve ter, no máximo, 70 caracteres e a descrição deve ter, no máximo, 160 caracteres. Se precisar, utilize o contador de caracteres Google SERP Snippet Optmization Tool. Capriche nesses dois dados, pois são eles que aparecerão nas buscas do Google para a sua homepage. Veja, por exemplo, como o DivulgarDinheiro aparece no Google.
Por fim, ainda na seção “Singular Pages” do painel do plugin mostrado na figura acima, há o campo para a inserção de meta-keywords. Esse campo (e seus irmãos nas próximas configurações) somente aparece porque deixamos a opção “Use meta-keywords tag?” marcada nas configurações gerais do Dashboard do plugin. Se não se lembra disso, acesse o segundo artigo desta série, WordPress SEO da Yoast: O Plugin! – Parte 2. Conforme dissemos, preencher esse campo é saudosismo, já que o Googlebot não dá mais importância às meta-keywords no head do código HTML da página. Se for preencher, coloque algumas palavras-chaves separadas por vírgula.
Não se esqueça de salvar tudo, clicando no botão “Save Titles Settings“.
Cara só tenho uma coisa a te dizer PARABÉNS melhor tutorial que vi até hj sobre este plugin procuro a dias mas nunca tinha encontrado um plugin tão detalhado quanto o seu
um plugin tão detalhado não um totorail escrevi errado ai rsrsrs vlw
Testando, espero que de tudo certo, Melhor Tutorial :D
Muito obrigado amigo, tutorial muito bem detalhado.
WordPress SEO da Yoast: O Plugin! – Parte 3 http://t.co/a6O8Pn23TY