A História de Dick Leftridge – Um Pioneiro Esquecido ou Apenas Ignorado

[ad_1]

Mãos ao alto, quantos de vocês já ouviram falar de Dick Leftridge antes de hoje? Devo confessar que nunca tinha ouvido falar do Sr. Leftridge até recentemente, quando fui contatado por seu filho Jack Richard Leftridge Jr. O homônimo mais jovem se esforça para garantir que o nome e as conquistas de seu pai sejam lembrados e devidamente anotados nos livros de história. O momento para esse movimento foi mais afortunado do que o tão esperado lançamento do filme da Disney Express, que deveria chegar aos cinemas. Express é baseado na vida do falecido grande Syracuse Ernie Davis, que foi o primeiro jogador de futebol afro-americano a vencer o Heisman (1961).

Como o Sr. Davis, todas as evidências apontam para que Dick Leftridge seja um pioneiro por direito próprio. Segundo minhas pesquisas e sinopse de seu filho, Dick Leftridge foi o primeiro afro-americano a receber uma bolsa de futebol para jogar em uma grande faculdade do Sul, depois de assinar com a West Virginia University em 1962, que na época jogava no Sul. .conferência, abaixo da linha Mason Dixon. A contratação e contratação de Dick Leftridge, seguida pela subsequente contratação do também jogador negro Roger Alford, representa uma mudança cultural na universidade. De acordo com Richard Leftridge, Jr., WVU não foi a primeira escolha de seu pai, apesar de ser um produto de sua cidade natal (Hinton, West Virginia). Ele queria ir para o estado de Ohio para jogar pelo lendário Woody Hayes; no entanto, o Leftridge mais velho sucumbiu à pressão que recebeu de apoiadores de políticos locais, todos os quais queriam que ele ficasse em casa e jogasse WVU. De acordo com o documento, até mesmo o capítulo local da NAACP encorajou Leftridge a entrar na universidade local e ser o único a quebrar a barreira da cor na WVU. Dick Leftridge jogou pela WVU de 1963 a 1965, período durante o qual postou um recorde impressionante, sendo o melhor jogador e artilheiro em cada um de seus três anos na WVU. Em 1965, o jornalista esportivo de West Virginia o nomeou Atleta Amador do Ano. Associação. Dick Leftridge foi o primeiro afro-americano a jogar pelo time sulista no jogo North-South Shrine em 1965. O afro-americano votou como segundo time em toda a conferência do sul.

Alguns de vocês, fãs mais velhos do Pittsburgh Steelers, devem se lembrar de Dick Leftridge quando ele foi a primeira escolha do time em 1966. No mesmo ano, ele foi selecionado em terceiro lugar geral. Infelizmente, Dick Leftridge jogou apenas uma temporada normal para o Steelers, e muitos fãs e membros da mídia o chamaram de perdedor. É aqui que a história fica interessante; Existem diferentes versões de por que um atleta promissor durou apenas uma temporada na NFL? Dependendo de qual versão você acredita, alguns dizem que Dick Leftridge simplesmente não tinha vontade e disciplina para fazer isso, há histórias que dizem que ele apenas “comeu” sua saída da liga marcando muito peso para ser eficaz. corredor de elite, de acordo com um artigo sobre o Sr. Leftridge no Hinton Daily News (19/07/66), o contrato dos Steelers tinha uma cláusula de peso, letras miúdas dizendo que cada libra acima de 230 que ele trouxesse para o acampamento estaria sujeita a $ 50 Tudo bem, no entanto, em uma entrevista com um repórter do Charleston Daily News (26 de setembro de 1985), o Sr. Leftridge fez um relato diferente dos eventos. Eu pesava 300 libras quando me apresentei. Todos acreditaram e ainda acreditam. Confesso que às vezes eu era preguiçoso, mas não era gordo. Quando relatei, eu pesava 242 libras. Inferno, tudo o que posso fazer é jogar futebol. eu já fiz. Eu era apenas um menino pobre de Hinton, West Virginia. Como as pessoas podem pensar que eu jogaria fora uma chance de ganhar um milhão de dólares? Eu nunca viraria as costas para isso.”

A controvérsia parecia seguir Letridge da WVU ao longo de sua breve carreira profissional. Ele foi demitido da escola no meio do semestre do último ano, dias depois de jogar seu último jogo do time do colégio e sua elegibilidade ser confirmada. Em 1976 ele voltou para a escola. conseguir um diploma. O jovem Leftridge também é rápido em apontar que seu pai não era um santo; ele lutou contra seus próprios demônios assim que sua carreira no futebol finalmente terminou. Ele compartilhou detalhes do passado irregular de seu pai, incluindo passar um tempo em Detroit trabalhando na indústria automobilística e tomando decisões questionáveis ​​de se envolver no jogo das drogas como traficante em Detroit e ao retornar para sua cidade natal, como resultado de estar quebrando De acordo com a lei, o Sr. Leftridge foi condenado a cinco anos de prisão federal (1987). Segundo seu filho, enquanto o Leftridge mais velho estava na prisão, teria havido uma série de assédio verbal, mental e físico da família nas ruas e nos locais de trabalho.

Ele também compartilhou histórias de sua decepção com o fato de a história de seu pai estar sendo contada e publicada. “Entrei em contato com muitas pessoas, especialmente as celebridades afro-americanas que vejo e ouço na mídia, e mostrei pouco ou nenhum interesse, não tenho certeza se essa história é muito controversa ou o quê? Ele também enfrentou uma batalha difícil. era fazer com que WVU reconhecesse adequadamente as realizações de seu pai e o significado histórico para os alpinistas. De acordo com Richard Jr., a escola realmente não reconheceu suas realizações até depois de sua morte e, mesmo assim, a escola apenas publicou um pequeno anúncio, para este dia ele ainda não foi introduzido em seu Hall of Fame. Os críticos agora argumentarão que a indução não deve ser baseada na raça como critério de seleção e você deve ser julgado estritamente pelo mérito esportivo, por outro lado, os torcedores podem apontar suas estatísticas e alguns de seus prêmios (mencionado anteriormente) e, neste caso, que ele foi o primeiro jogador afro-americano na WVU durante a tumultuada (Era dos Direitos Civis) na história deste país deve ser levado em consideração. Junto com seu desempenho em campo, ele foi e continua sendo a melhor escolha da escola no Draft da NFL. Dick Leftridge merece ser introduzido no WVU Hall of Fame? Eu vou deixar você decidir. Na minha humilde opinião, acho que a história de Dick Leftridge é cheia de intriga, misticismo e importância histórica e precisa ser mais estudada se algum de vocês quiser ajudar o jovem Leftridge em sua jornada para avançar a história de seu pai (pode ser acessado em jrljr63 @yahoo.com) ele seria muito gentil, ele não busca fama e fortuna nessa história, apenas uma chance de compartilhar o legado de um pioneiro esquecido.

[ad_2]

Fonte: Tony R Price

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima