Você se cadastra em uma plataforma de afiliação e torna-se um editor ou publisher; em seguida, escolhe uma das várias campanhas dos anunciantes disponíveis e começa a divulgar os banners e links dessa campanha em seu site, blog ou fanpage.
CONVERSÃO É O OBJETIVO
O programa de afiliados paga você por conversão.
Uma conversão ocorre quando o visitante executa uma ou várias destas ações: i) visualiza o banner (CPM. Divulga a marca), ii) clica no banner (CPC. Gera tráfego), iii) deixa um contato (CPF ou CPL. Gera leads), iv) realiza um cadastro (CPA. Gera cadastros), v) faz uma compra (CPV. Gera vendas). Seu trabalho é somente divulgar.
GERE TRÁFEGO QUALIFICADO PARA SEU PRODUTO
Você precisa atrair tráfego qualificado para esses banners e links.
O correto é definir um nicho específico, escolher uma campanha que ofereça produtos relacionados a esse público-alvo e gerar conteúdo direcionada para esse público. Isso multiplica as conversões.
Criar um blog profissional de nicho é o caminho mais usual.
CONHEÇA SEU NICHO DE ATUAÇÃO
Antes de escolher uma plataforma de afiliação, faça uma pesquisa na Internet para saber se os produtos oferecidos se encaixam no nicho que você pretende desenvolver e, principalmente, se a plataforma possui credibilidade e paga seus afiliados em dia.
EXEMPLOS DE PROGRAMAS DE AFILIADOS DE PRODUTOS FÍSICOS
Exemplos de programas de afiliados de produtos físicos:
Programas de afiliados do tipo Submarino, Americanas, Ricardo Eletro, são divulgadas pela Afilio, Lomadee e outras redes. [Saber mais]
A NOVA ONDA DOS PROGRAMAS DE AFILIADOS
Com o desenvolvimento das plataformas de afiliados de produtos digitais (Hotmart, Monetizze, Eduzz e Braip), incluiram-se nelas também produtos físicos.
Embora essas plataformas não se equiparem aos programas de afiliados tradicionais, começam a surgir novos caminhos para os afiliados de produtos físico.
CÁPSULAS, GEL, SHAKES E MAIS
A Hotmart ainda não incluiu produtos físicos em seu portfólio. Na Monetizze encontramos cápsulas, gel, shakes e suplementos de tudo quanto é tipo e finalidade.
Na Eduzz, você também pode promover produtos similares ao da Monetizze e ainda encontra materiais educativos, livros e roupas para promover.
Na Braip, encontram-se até produtos eletrônicos.
COMO VENDER COMO AFILIADO
Sem esquecermos do boca a boca tradicional, dentro do âmbito digital da Internet, aplica-se o processo de Marketing Digital para promover o link de afiliado. Isso pode ser feito com ou sem investimento.
TRABALHAR COMO AFILIADO ÁRBITRO
A maneira mais rápida é como afiliado investidor (ou árbitro), aquele que investe dinheiro para promover os produtos a que se afiliou.
Refiro-me ao Google Ads, Facebook Ads, Bing Ads e outras plataformas onde você pode anunciar seu link de afiliado ou sua página de produto, caso tenha sua própria estrutura.
O DESAFIO É TER ROI POSITIVO
Obviamente, você obterá lucro somente se os ganhos com as vendas forem maior do que os gastos com investimentos. Cada plataforma de anúncios citadas acima possuem suas peculiaridades e você deve aprender a dominá-las.
Dificilmente você terá sucesso com elas, se não fizer algum curso sério na área.
TRABALHAR COMO AFILIADO ORGÂNICO
O afiliado orgânico não investe dinheiro para promover seu link de afiliado. Ele o divulga nas redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp) e através da geração de marketing de conteúdo (blogs, vídeos, redes sociais).
É bem menos arriscado de se perder dinheiro, mas é bem mais trabalhoso e demorado, pois o afiliado deverá estar constantemente ativo nas divulgação e na criação do conteúdo.
CONCLUSÃO
Os programas de afiliados de produtos físicos tradicionais prosseguem e continuam sendo uma opção séria para se ganhar dinheiro através da Internet. O objetivo é converter (seja venda ou não).
Aliaram-se agora aos afiliados de produtos físicos as novas plataformas de produtos digitais, que também passaram a vender produtos não-digitais.
Você tem interesse em trabalhar como afiliado de produtos físicos? Já trabalha? Acha vantajoso? Qual é a sua opinião? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.