Pular para o conteúdo

A luxúria financeira é boa para o progresso da civilização humana?

[ad_1]

O dinheiro é a raiz de todos os males, como diz o famoso ditado, mas será que o dinheiro é mesmo um mal, ou estamos negando que ele realmente contribuiu para o crescimento da economia e das finanças no mundo? O dinheiro se torna um mal quando a ganância excessiva captura a imaginação humana, mas se torna uma bênção quando usado com sabedoria e sabedoria.

A história está repleta de histórias sobre dinheiro, onde a cobiça por dinheiro pode levar aos maiores desastres financeiros, mas o uso correto dele pode levar ao desenvolvimento econômico. Os sumérios usavam tabuletas de argila e outros dispositivos para facilitar o comércio e, às vezes, como contratos a prazo há milhares de anos. Facilitou o comércio, o comércio e os negócios. Este é um bom exemplo de como o dinheiro do tablet pode ajudar no desenvolvimento de negócios. Segundo a história, apenas a ganância por dinheiro levou ao declínio da civilização romana, com saqueadores liderando cruzadas por ouro e outros itens valiosos, roubando a glória do Império Romano.

O comércio no período medieval exigia crédito para viagens de longa distância para cantos distantes do mundo, embora os bancos nos estágios iniciais de seu desenvolvimento fornecessem crédito aos comerciantes em troca de juros sobre eles. Em O Mercador de Veneza, Shakespeare cria uma bela imagem de um usurário, um vilão que exige um resgate de um amigo comerciante por um empréstimo. Se a viagem comercial foi bem-sucedida, tudo está bem, caso contrário, nem tudo está bem. Assim, esse sistema bancário, que floresceu nas costas da Itália, facilitou o comércio mundial, unificou o mundo e trouxe grandes mudanças na turbulência política e econômica mundial. O dinheiro era importante aqui, sem dúvida.

Guerras como as napoleônicas, ou guerras interestatais na Europa, ou guerras civis na América do Norte, todas exigiam dinheiro. Mas de onde veio o dinheiro, veio da emissão de títulos pelo governo. ou outros terceiros. Desta forma, o dinheiro financiou guerras e levou à agitação política. Foi a sede de dinheiro e poder que levou Napoleão a travar guerras por toda a Europa e foi um dos fatores para travar as guerras.

Países europeus como Grã-Bretanha, França, Portugal e Holanda tinham comerciantes e governos. que tinham sede de dinheiro, o que os obrigava a fazer viagens marítimas muito além de seus territórios. Os grandes lucros que os comerciantes podiam obter com a importação de algodão, especiarias e outras mercadorias valiosas os levaram a estabelecer suas próprias empresas privadas nas novas colônias. Essas empresas aumentaram seu poder político para que pudessem negociar como bem entendessem, o que foi notável no sentido de que levou à colonização e ao imperialismo. Assim, o Dinheiro foi a causa ou a verdadeira força deste imperialismo dos países ocidentais na África e na Ásia. Mas, ao mesmo tempo, foi apenas a colonização que contribuiu para a disseminação da ciência, da educação ocidental e de outras ideias liberais para o resto do mundo. Então o dinheiro era uma maldição e uma benção para o mundo ao mesmo tempo.

A Grande Depressão de 1929 não pode ser esquecida, a euforia em torno do mercado de ações levou os investidores a comprarem demais no mercado e levou a um boom. Mas um fraco desenvolvimento econômico levou ao colapso de todo o mercado, que durou vários anos, mas foi o prenúncio de uma nova economia no sentido de que surgiu uma nova política econômica. Keynes, com sua teoria de emprego e salários, expôs seus pontos de vista sobre a ação do governo e o estímulo fiscal. A ganância por dinheiro ao mesmo tempo levou a uma depressão que levou economistas e políticos a tomar as medidas necessárias e, ao mesmo tempo, formular políticas econômicas sólidas que provariam ser as políticas orientadoras para domar booms e recessões nas próximas décadas. . Então dinheiro é tudo.

Dinheiro, muito dinheiro é veneno, como um movimento bem conhecido, excesso de algo é veneno, mas quando é em quantidade limitada, é um ativo. Na década de 1970, os preços do petróleo bruto subiram a níveis surpreendentes que causaram inflação, e não houve uma política decisiva para conter essa inflação. Em vez disso, a lógica do liberto de Milton diz que a equação de Irving Fisher mantém MV = PQ, portanto, se a oferta monetária S aumenta, os preços P aumentam, mantendo outras coisas V a velocidade do dinheiro e Q PIB constante. Assim, ele pediu ao escritório central, o Reserve Bank, que formulasse taxas de juros para que a oferta monetária fosse mantida sob controle, o que, por sua vez, poderia controlar os níveis de preços a níveis administráveis. Assim nasceu a política monetária. Assim, o dinheiro maligno nos levou a uma nova teoria da política de supervisão, outra adição ao léxico da economia e das finanças. Mas a inflação do mal, ou seja. um excesso de dinheiro na economia apareceu regularmente, então mudanças frequentes na política do banco central em relação às taxas de juros é uma tarefa difícil que pode ser dada a qualquer gerente de banco de reservas.

Na virada do século, a bolha das pontocom forçou os investidores a investir pesadamente em empresas de internet. A euforia em torno das empresas era grande, e os investidores, não tendo ganho muito dinheiro em pouco tempo, investiram pesadamente nessas empresas. Mas esqueceram que apostavam em um período de crescimento mais longo, não curto. Sua luxúria levou ao desastre financeiro e à perda de dinheiro. A mesma cobiça por dinheiro criou a bolha imobiliária no início do século XXI. Os bancos, para se livrarem dos riscos do pagamento de empréstimos hipotecários, vendiam esses empréstimos a terceiros denominados Veículos Privados Patrocinados. Esses carros particulares patrocinados criarão derivativos que serão vendidos a investidores com uma diferença percentual. Assim, a motivação do lucro levou esses carros particulares patrocinados a criar tais derivativos, que, como disse Warren Buffett, são armas de destruição financeira em massa. Eles agiram como um catalisador para o colapso de todo o sistema bancário. O aumento dos preços das casas tornou os investidores ávidos por refinanciar os empréstimos, e os bancos, pensando que estavam fora da zona de risco, continuaram a emprestar. Assim nasceu a bolha imobiliária. Assim que as hipotecas subprime entraram em default, causou uma espécie de pânico entre os investidores devido à perda de dinheiro, então eles tiraram seu dinheiro dos bancos. Os grandes bancos de investimento faliram e toda a economia mundial parou.

O dinheiro é realmente a raiz de todos os males, politicamente, socialmente ou economicamente, o amor ao dinheiro mudou toda a paisagem da civilização humana, mas, ao mesmo tempo, o desenvolvimento não teria sido possível sem o dinheiro. O dinheiro era o rei, é e será o rei do povo. Luxúria é luxúria, e as pessoas não podem fugir da ânsia por dinheiro, porque está em sua própria natureza.

[ad_2]

Fonte: Shakti Singh Rathore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.