Pular para o conteúdo

Adolescentes e a armadilha da gestão do tempo

[ad_1]

À medida que você se aprofunda na adolescência, o dever de casa aumenta e as notas se tornam mais importantes na fase pré-faculdade. As atividades desportivas/musicais estão a tornar-se mais exigentes e as atividades extracurriculares estão a ocupar mais tempo, tudo sem o envolvimento de familiares e amigos. No entanto, antes de falarmos sobre técnicas de gerenciamento de tempo, é importante entender os desperdiçadores de tempo, os lugares improdutivos onde seu tempo desaparece.

Embora haja dias em que o pequeno gremlin parece estar magicamente sugando o tempo do seu dia, os maiores vazamentos de tempo têm uma coisa em comum: todos eles têm telas. Embora a tecnologia tenha levado a avanços na medicina, melhorias no setor aeroespacial e maior acesso à economia global, pode ser uma enorme perda de tempo na vida de um adolescente.

Você já deixou seu irmão chato ou pai exigente bater alto e repetidamente na porta do seu quarto a cada 90 segundos enquanto você estava tentando ler Shakespeare? Atrevo-me a dizer que algumas palavras escolhidas podem passar voando se tentarem ser tão imprudentes. Por que, no entanto, você está sentado para estudar com o seu celular zumbido (com capacidade de mensagens de texto), mensagens instantâneas e alertas de e-mail e telefone de casa tocando? Pelo menos se seu irmãozinho bater na sua porta, você pode gritar com ele!

Não acredite na minha palavra para o impacto da tecnologia em suas habilidades de aprendizado, experimente uma experiência para ver por si mesmo. Estou disposto a apostar que seu tempo de estudo não será apenas mais eficiente, mas também mais eficiente. Então, em qualquer noite, faça o que você normalmente faz sem mudanças. Preste atenção em quanto tempo você leva para fazer seu trabalho (lembre-se de que, a cada interrupção sucessiva, leva tempo para você encontrar seu lugar e se concentrar novamente).

Na noite seguinte, desligue TODAS as distrações por, digamos, uma hora (não sou louco o suficiente para pensar que você pode durar a noite inteira). Diga aos seus pais que, se a casa não estiver pegando fogo, você prefere não ser interrompido (o olhar de espanto deles pode eventualmente se transformar em uma lágrima de alegria). Passe uma hora sólida e ininterrupta fazendo nada além de lição de casa. Não coloque fiapos em sua mesa, não puxe um fio solto em seu moletom e não preste atenção ao fato de que os livros na prateleira não estão organizados em ordem alfabética ou por tamanho. Veja o quanto você faz quando se concentra na tarefa em mãos e não em todo o “barulho” ao seu redor. Como recompensa por trabalhar duro por um determinado período de tempo, responda a uma mensagem de texto ou mensagem instantânea, mas faça isso apenas por um período de tempo predefinido, digamos 10 minutos, e depois volte ao trabalho! Não torne seus objetivos tão irreais que você não possa ter sucesso, mas eleve o nível para si mesmo – não apenas você fará mais, mas também reterá muito mais do que aprendeu!

[ad_2]

Fonte: Lynell Engelmyer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.