[ad_1]
Ao contrário de muitos de meus colegas blogueiros financeiros, obtive credibilidade nas ruas (recomendações) quando se tratava de ser pobre. Quando nos mudamos para San Jose, Califórnia, no início dos anos 1980, minha família morou com outra família até que meus pais pudessem economizar para alugar um apartamento. A casa em que morávamos era uma típica casa de três quartos e dois banheiros na McLaughlin Avenue. Meus pais eram amigos dos adultos que alugaram esta casa. Eles se conheceram em Chihuahua, no México.
As coisas não ficaram mais fáceis quando meus pais puderam alugar um apartamento. Tudo o que podiam pagar, apesar de ambos trabalharem em período integral, era um apartamento de um quarto em Sunny Court. Minha irmã e eu dormíamos na sala. A comida nem sempre era abundante. Lembro-me de muitas vezes em que não tinha nada para comer, e a escola era o lugar onde eu comia a única comida constante. As roupas eram compradas conforme a necessidade em brechós. Os sapatos foram passados de amigos ou, se o dinheiro fosse economizado, da Payless Shoes.
Viver mês após mês naquela época era estressante até para uma criança. Não há nada pior do que seus pais, obviamente, tentando sobreviver e você não pode ajudá-los. De volta ao México, eu vendia chicletes ou sapatos engraxados para ganhar dinheiro. Mas os Estados Unidos têm leis… leis de trabalho infantil. Você também deve ser capaz de falar o idioma na maioria dos casos. Naquela época, eu tinha acabado de começar a aprender inglês.
Não tenho vergonha de admitir que, quando criança, mergulhei em latas de lixo, roubei em supermercados e trabalhei meio período como faxineira para os adultos da casa ao lado. Qualquer coisa para ajudar minha família. Não me orgulho de ações que eram ilegais, considerando-as agora evitáveis pelos olhos dos adultos, mas necessárias para mim naqueles dias. Uma vida sem arrependimentos não é vida.
Com base em minha experiência, posso oferecer maneiras de arrecadar dinheiro hoje que podem ser amplamente conhecidas entre os pobres, mas não tão conhecidas entre a classe média. Ok, talvez meus irmãos de classe média estejam cientes das seguintes maneiras pelas quais eles também podem arrecadar dinheiro, mas podem considerá-lo “subvalorizado”.
A maioria das pessoas faz essas coisas porque precisa de dinheiro para pagar suas contas, comer e sobreviver. Fiz isso simplesmente porque queria dinheiro para investir e não queria usar alavancagem (dívida).
1) Guarde latas de alumínio e garrafas de vidro ao invés de jogá-las no lixo. Quatro meses depois, eu os levo para uma fábrica de processamento em Oceanside, Califórnia, e os vendo por algo entre US$ 15 e US$ 25. Não sei muito, mas multiplique isso por 3 e você terá algo entre $ 45 e $ 75 extras por ano. Pessoas pobres não reciclam; procuram potes, garrafas de plástico e vidro e vendem!
2) Vender algo de valor em uma casa de penhores para ganhar dinheiro rápido. Vendia relógios que não usava (presentes de aniversário/Natal) e eletrônicos. Economiza muito tempo.
3) Venda coisas no Craigslist. Não usa mais bicicleta? Coloque um anúncio no Craigslist e venda-o para uma festa privada. Encontre itens pela casa que você não precisa mais e que podem ser vendidos no Craigslist. Se você tem muitas coisas, mas elas não são muito valiosas, faça o #4.
4) Venda de garagem ou quintal. Jessica e eu temos uma venda de garagem pelo menos duas vezes por ano. Cada vez que arrecadamos cerca de $ 100 do lixo vendido.
5) Venda um vale-presente por dinheiro. O que!? Sim… você já recebeu um vale-presente com valor em dinheiro e sabia que não ia usar? Venda para um amigo ou vá até o local e escalpe-o. Peça para a pessoa pegar o cartão e verifique o saldo caso ela não confie em você.
6) Vender sangue (nunca fiz isso… muito frango). Encontre o seu banco de sangue local e venda este plasma!
7) Venda seu cabelo no eBay. Sim, você pode vender seu cabelo online. Nunca fiz porque ninguém quer meu cabelo, mas se eu tivesse os cachos do Fábio…
8) Você tem moedas? Olhe embaixo das almofadas do sofá, embaixo da cama, em gavetas empoeiradas, embaixo do tapete do carro, em qualquer lugar. Se você está adiando o troco, é hora de ir ao supermercado e encontrar a máquina Coin Star mais próxima de você. É fácil de usar. Basta descartar todo o seu troco e a máquina vai contar cada centavo, imprimir um recibo que você pode apresentar na linha e sacar como em um cassino!
9) Comece a usar cupons e faça uma pausa nos orgânicos. Os pobres não têm escolha quando se trata de comprar conservantes e produtos sem porcaria no supermercado. Para eles, o preço é o ponto de venda. Mas para nós, podemos optar por uma alimentação mais saudável, como no Trader Joe’s. Não estou dizendo para você comer menos do que pode, mas se quiser economizar um pouco mais ao longo de alguns meses, essa pode ser uma opção.
10) Pegue o ônibus ou vá trabalhar. Temos uma oportunidade que os pobres podem não ter. Um passe de ônibus custará cerca de US $ 30 a US $ 45, dependendo da cidade em que você mora. Você provavelmente está gastando o dobro dessa quantia, mesmo com a queda dos preços da gasolina, indo e voltando do trabalho todos os dias. Como no ponto 8 acima, esta também será uma estratégia temporária. Não quer se sentar entre os pobres? Convença um colega a aderir ao seu plano de poupança. Ou, se você ainda não vendeu sua bicicleta, vá para o trabalho por um mês.
11) Compre vinho barato. Eu costumava comprar Cabernet Sauvignon por $ 11-15. Eu bebia cerca de duas garrafas por mês. Então descobri que o Sutter Home Moscato e o Cab estão à venda por $ 3,99! De volta ao quarteirão, bebi licor de malte e cerveja ruim. Agora eu sou a favor de vinho saboroso barato e cerveja micro / artesanal. No entanto, às vezes reduzi o último quando economizei no “programa” de investimento. Você poderia cozinhar sozinho!
Era uma vez, a pobreza me deu um entendimento que a maioria das pessoas do meu nível de bem-estar não tem. Posso fazer várias das opções acima sem me sentir desconfortável ou envergonhado. Estou confiante o suficiente em minhas circunstâncias de que, para mim, os cenários acima são formas opcionais de arrecadar dinheiro apenas para fins de investimento. Mas e as pessoas que dependem dessas estratégias de arrecadação de fundos para sobreviver? Eu posso imaginar isso. Se esta é a sua vida, posso lhe dar um grande conselho: pare de culpar os outros e sentir pena de si mesmo! Não vai te ajudar nem um pouco. Em vez disso, comece criando uma lista de maneiras de melhorar. Melhorar o quê? Aqui estão algumas das listas que você precisa fazer e debater:
1) Formas gratuitas de autoaperfeiçoamento (o que sei e posso fazer).
2) Como posso melhorar meu processo de tomada de decisão.
3) Formas de melhorar aquilo em que gasto dinheiro.
4) Maneiras gratuitas de melhorar aqueles que conheço (ênfase em encontrar dinheiro razoável, pessoas “melhores” que deveriam fazer parte de sua rede). Você pode me considerar parte da sua rede!
[ad_2]
Fonte: Carlos O Gomez