[ad_1]
Quando se trata de pequenos investimentos pessoais e orçamentos domésticos, a maioria das pessoas não tem problemas em usar programas como Microsoft Excel, Planilhas Google ou outra ferramenta simples de planilha para rastrear e gerenciar suas finanças. Essas ferramentas também podem ser úteis para profissionais financeiros, mas geralmente chega um momento, especialmente à medida que sua lista de clientes cresce, em que planilhas simples e software de banco de dados gratuito simplesmente não conseguem acompanhar. Quando se trata de gerenciar contas corporativas e rastrear dezenas de clientes com vários IRAs, 401(k), ativos offshore, acordos estruturados, ações, títulos e contas de corretagem, essas ferramentas geralmente não são suficientes. É neste ponto que a maioria dos profissionais financeiros recorre ao software avançado de gerenciamento de portfólio.
Esses programas sofisticados podem ser usados tanto como uma solução de gerenciamento de pensões corporativas quanto como um sistema abrangente de fundos de hedge. Eles fornecem análises em tempo real de vários mercados, incluindo modelagem e previsões avançadas de tendências, bem como estatísticas e relatórios detalhados para cada fluxo de renda individual e classe de ativos. Isso se torna fundamental ao lidar com clientes com grande patrimônio líquido ou contas corporativas grandes e altamente diversificadas. Os gestores de fundos também contam com eles para construir sistemas abrangentes de fundos de hedge que lhes permitam monitorar e controlar de perto os investimentos de alto risco (geralmente voláteis) que compõem esses fundos. Esses programas também são muito comumente usados por aqueles com portfólios altamente diversificados como uma solução de software de gerenciamento de ativos. À medida que a riqueza pessoal ou corporativa cresce, os investidores geralmente devem diversificar sua riqueza em tantas classes de ativos quanto possível. Um bom software de gerenciamento de portfólio simplifica bastante o que antes era um empreendimento complexo.
Escolhendo o software de gerenciamento de portfólio
Quando chega a hora de mudar de planilhas simples para um software de gerenciamento de ativos mais robusto, há algumas coisas que você precisa considerar. Primeiro, você gerencia as finanças de uma corporação, clientes individuais caso a caso ou apenas sua renda pessoal e fluxos de renda?
Se você estiver trabalhando com uma corporação, certifique-se de selecionar um requisito que funcione com qualquer outro sistema já instalado e certifique-se de que ele atenda aos requisitos de auditoria e regulamentares. Diferentes indústrias têm padrões diferentes, então você precisará pesquisar informações sobre sua área específica. Nesse caso, você precisará de algo que tenha sido cuidadosamente revisado pelos membros relevantes de sua organização, especialmente os responsáveis pela privacidade e segurança, conformidade e padrões de relatórios.
Se você é um profissional financeiro independente, tem as mesmas preocupações de um gerente de finanças corporativas em busca de um fundo de hedge ou outro sistema de gerenciamento de portfólio, além de algumas outras, como manter as contas dos clientes separadas e seguras.
[ad_2]
Fonte: Karim Ali