Pular para o conteúdo

Coaching Pro Bono: Motivos e Vantagens

No ciclo pro bono do coaching, você vai atender gratuitamente.

Isso não quer dizer que você não consegue clientes pagantes, mas é uma estratégia. Você vai atender um cliente pro bono, já se preparando para o ciclo de ouro. Não pra ter um ou outro cliente pagantes, mas para atrair clientes pagantes de forma consistente.

Às vezes o coach recém-formado questiona a estratégia pro bono, tendo em vista o investimento que fez em sua formação. Como padrão é aconselhável que você passe por essa fase por alguns motivos. Há casos em que a fase pro bono pode sim ser pulada.

3 MOTIVOS PARA UTILIZAR O COACHING PRO BONO

TREINAR O ARSENAL DE FERRAMENTAS

Primeiro, para treinar o seu arsenal de ferramentas de segurança.

No treinamento do Geronimo Theml, o coach de coaches que inspirou este texto, ele mostra quais são as 10 ferramentas que ele usa.

PROVA SOCIAL

Segundo, para você poder construir prova social.

A prova social é um gatilho mental poderoso, onde outras pessoas falam de você. Isso traz muito mais autoridade (outro gatilho) e credibilidade do que você falar de si mesmo.

LOTAR SUA AGENDA DE CLIENTES DE COACHING

Terceiro, no ciclo pro bono você vai lotar sua agenda.

É nessa fase que você vai se tornar um coach de agenda lotada. Assim como um restaurante cheio é mais procurado do que um restaurante vazio, o mesmo se dá com um coach de agenda lotada, mesmo que seja de pro bono.

Percebe, então, qual é a diferença em usar um método?

Você não vai mais dar pontos sem nó. Você aprende a construir sua carreira totalmente do zero na direção de viver exclusivamente de coaching. Se já tiver alguns clientes pagantes, tudo bem.

COMO LOTAR SUA AGENDA NO CICLO PRO BONO

Existem algumas forma de você entrar no ciclo pro bono e lotar sua agenda.

FAÇA CHAMADAS USANDO OS GATILHOS MENTAIS

Uma estratégia que funciona na maioria das vezes é você fazer uma postagem, ou mandar um email, ou fazer uma chamada na sua igreja, ou em qualquer círculo que você frequente, mas usando os gatilhos mentais certos, na sequência certa e na hora certa.

Obviamente você já tem que ter feito o ciclo ser coach antes.

Essa publicação ou email vai seguir a lógica explicada nos últimos artigos de coaching publicados no blog. Aqui você vai juntar tudo que você sabe até agora (fechamento de 3 etapas, gatilhos mentais e os 4 ciclos do coach de sucesso).

Basicamente você vai usar os gatilhos da plausibilidade, a oferta com escassez, urgência e proteção.

EXEMPLO DE CHAMADA COM GATILHOS MENTAIS

Seria um texto mais ou menos assim:

“Acabei de terminar uma especialização em coach de carreira (plausabilidade) e estou procurando cinco pessoas que querem crescer profissionalmente pra virar cases de sucesso (oferta). Como eu só tenho cinco vagas gratuitas (escassez), eu vou selecionar por ordem de chegada os primeiros (urgência) que me mandarem inbox (proteção) até amanhã ao meio dia. Eu vou incluir o meu programa. Espero que você entenda que eu só tenho como aceitar os cinco primeiros.”

SEJA SEMPRE ÍNTEGRO E VERDADEIRO

Obviamente, você tem que ter integridade com essa oferta. Tudo o que foi dito tem que ser verdade.

Você pode usar o número de clientes que quiser. O ideal é que você chame a quantidade de clientes pra preencher totalmente seu número de escassez.

QUANDO PENSAREM EM COACHING, LEMBRARÃO DE VOCÊ

Literalmente, você vai lotar sua agenda. Se alguém perguntar como vai seu negócio de coaching, diga então que está com a agenda lotada e que a pessoa vai ter que esperar para ser atendida.

Você vai virar assunto entre seus amigos. Isso é o que se traduz em autoridade, credibilidade, prova, escassez e um monte de outros gatilho mentais empilhados.

Quando alguém precisar de um coach, sabe quem é que ele vai procurar? Sabe quem ele vai indicar? Você, o coach de agenda lotada.

CONCLUSÃO

O ciclo de pro bono é fundamental para você treinar suas ferramentas de coaching, obter prova social e lotar sua agenda de clientes.

Tendo executado o ciclo do ser coach, faça uma chamada para os contatos levantados, utilizando gatilhos mentais no convite.

O ciclo de ouro, com clientes pagantes, será uma consequência natural de aplicação dessa metodologia em ciclos.

E você? Tem experiência com coaching pro bono? O que você pensa sobre esse ciclo como estratégia? Compartilhe sua opinião e vivência nos comentários abaixo.

2 comentários em “Coaching Pro Bono: Motivos e Vantagens”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.