Os horários nobres do Twitter no Brasil ocorrem em dois momentos distintos do dia, das 14h às 17h e das 20 às 22h, com uma pequena queda entre os dois grandes picos, provavelmente justificada pelo trânsito das pessoas durante esse período.
Há também momentos de pico antes e após o almoço e às 23h. O estudo foi realizado pelo Scup, site de monitoramento e relacionamento em redes sociais que faz parte do Grupo Direct durante todo o ano de 2010.
Renato Shirakashi, diretor de tecnologia do Scup, explica que, embora estes sejam os momentos de maior movimentação no microblogging, isso não quer dizer que tuitar nesses períodos irá lhe trazer mais sucesso em sua divulgação, já que a disputa pela atenção do público também se acirra com as postagem de milhões de tweets.
Concordamos com Shirakashi. Mais importante do que o horário nobre do Twitter é o horário nobre de nossos seguidores. Não adianta tuitarmos nos momentos de pico do Twitter, se nosso público não está logado. Pode ser que coincida, mas somente teremos certeza se medirmos isso. Outra observação a ser feita é que, quanta mais gente tuitando, mais rápido a timeline flui, o que pode fazer nossos tweets passarem despercebidos como folhas na correnteza.
A divulgação no microblogging possui essa característica inversa que faz com que a mensagem postada assemelhe-se a uma agulha em um palheiro de tweets. Então, uma sugestão é converter a agulha em uma luz no palheiro. Isso se faz postando conteúdos relevantes e pertinentes ao público, criando uma marca chamativa e participando mais do que apenas uma vez por dia no Twitter.
Realmente conciliar um horário adequado e um conteúdo relevante faz o sucesso.
Excelente dica!
Valeu, Reinoldo. Abraço.