Esta é a sexta parte de uma sequência de seis artigos sobre dicas para o Twitter. Para você ver as outras dicas, busque aqui.
CRIE PARCERIAS NO TWITTER
Alimente suas conexões
Uma andorinha voando sozinha não faz verão. Um blogueiro trabalhando sozinho não se projeta. A ordem é criar parcerias, montar redes e comunidades, entrelaçar-se. O mais importante não é o que você possui, mas sim o canal que você é. Quanto mais informação transita através de você, mais importante você se torna.
Tráfego são pessoas, muitas vezes com interesses comuns aos seus. Cada nova célula que se conecta a você será uma porta de entrada e saída de tráfego e de divulgação de seu trabalho. Você deve então puxar essas conexões para você e tornar-se um grande nó de convergências.
Convide, proponha, ligue-se. Crie essa malha. Quanto mais conectividade, mais forte será seu elo.
Promova listas
No Twitter as parcerias também se efetivam através da criação de listas. A idéia é juntar pessoas com afinidades mais estreitas em torno de assuntos de menor âmbito, por exemplo, lista de blogueiros, lista de afiliados de um programa especifico, etc.
Assim como há as comunidades nas redes sociais, também há as listas no Twitter. São como microcomunidades, porém o número de participantes das listas não precisa ser micro.
Essa aglomeração de pessoas é excelente para a interatividade, além de promover os perfis dos participantes. À medida que você vai clicando nos integrantes da lista, você acessa os perfis e encontra novos usuários para seguir. Você não precisa esperar que os leitores adentrem sua lista. Pergunte se eles querem participar. Convide-os.
PREZE PELA QUALIDADE
Crie credibilidade pela qualidade do que você compartilha e repassa
Cuidado com o material que você expõe no Twitter. Se você não divulga nada de valor, ou compartilha somente mensagens ofensivas e reclamações, isso vai moldando a maneira como as pessoas vêem você. Certamente o Twitter proporciona um pouco mais de liberdade na expressão da opinião, mas isso deve ser dosado. Da mesma forma, o material dos outros autores que você repassa à frente também refletem em sua imagem.
Procure resolver os problemas das pessoas
Esta é uma excelente maneira de você conferir qualidade ao seu perfil no Twitter. Afinal de contas é isso o que as pessoas buscam, resolver seus próprios problemas. Se elas encontram soluções no seu perfil, então você será colocado em um pedestal.
Sigas os bons
Siga usuários que acrescentem e inspirem a criação de novos conteúdos relevantes e com afinidade com o que você produz. Sua timeline vai ficar bem mais interessante. Em dicas anteriores, falamos que você deve seguir seus mentores. Ora, é claro que você também deve seguir os usuários que seus mentores seguem. Faça uma visita ao menu Following.
Siga-nos no Twitter e até a próxima!