A melhor técnica de divulgação grátis da Internet: divulgar blog

Fazendo um tour pela blogosfera identifiquei várias técnicas grátis de divulgação. Veja a figura abaixo. Observando a figura, você saberia dizer qual entre elas é a melhor forma de divulgação?

Técnicas de divulgação grátis na Internet - como divulgar blogs grátis

Agora observe esta outra imagem. São as mesmas técnicas, mas reposicionadas.

divulgar blog tecnicas para divulgacao gratis com blogs

Dentre todas as técnicas de divulgação, o blog é o destino para onde convergem as demais. Fica óbvio entender por que ter um blog é o melhor método de divulgação. O blog constitui o centro nervoso para onde deve escoar o tráfego obtido por você. Isso pode parecer bastante óbvio para quem já é blogueiro. Porém, muitas pessoas se originam de outras procedências, tais quais Marketing Multinível, PTC, vendas diretas, e mesmo programas de afiliados. Eu, por exemplo, venho do MMN de campo. Em seguida busquei Marketing de Rede online e, em 2010, conheci os programas de afiliados. Foi através desse último que tive contato com a blogagem. Um caminho inverso. Esse tipo de convergência me foi apresentado com o nome de Marketing de Atração, que nada mais é do que outra denominação para uma prática que os blogueiros já fazem naturalmente.

Muitas pessoas que se aventuram na Internet consideram que o tráfego angariado deve ser direcionado para o produto que vendem, não para o blog. Este último acaba sendo apenas uma ferramenta de divulgação acessória. Em suas mentes, elas pensam “preciso trazer clientes para meu produto“. A compreensão da grandeza que o blog possui na Web é então menosprezada. Um blogueiro, por outro lado, pensa “preciso trazer tráfego para meu blog“. Por quê? Porque o blog funciona como uma grande feira de atrações (não de produtos), onde as pessoas se encaminham para acessarem conteúdos de seus interesses. Os produtos e outras oportunidades de negócios são posicionados em pontos estratégicos da feira, isto é, nas páginas do blog.

A supremacia da divulgação com blogs

Este artigo,  mais do que um convite, é um alerta para que se entenda que desdenhar a divulgação com blogs significa desprezar a melhor forma de divulgação da Web. Se você chegou até o Divulgação Grátis buscando meios de promover seu produto, ou buscando formas de divulgar seu blog, então saiba que o melhor meio de promover seu produto é construindo um blog sério. Por sua vez, para quem já é blogueiro, a melhor maneira de divulgar seu blog é tornando-o sério. Entenda por seriedade sua disposição em construir um blog profissional. Já existe na blogosfera toda uma disciplina para a construção racional de um blog. Muito desse material está disperso gratuitamente nos artigos de blogueiros veteranos.

O que torna o blog tão preeminente é o fato de que a Internet simplesmente venera os blogs. O próprio Google os reverencia e os incorpora rapidamente. Os blogs estão completamente embrenhados no modelo colaborativo da Web de hoje.

blog web 2.0 google divulgar blogs

Existe uma indústria para otimização de posicionamento do conteúdo dos blogs nos mecanismos de pesquisas. Criaram-se pedaços de programas (plugins) que são atarraxados instantaneamente para executar esse trabalho, conferindo facilidades intuitivas à construção do blog. O conceito colaborativo da Web permite agora que milhares de programadores, sejam profissionais ou amadores, contribuam conjuntamente na melhoria das plataformas dos blogs. Praticamente tudo o que você desejar que exista em seu blog já foi feito por alguém, um colaborador.

Os blogs deixaram de ser simples diários pessoias há muito tempo e hoje são tratados a pão-de-ló pelos gigantes da Internet.

Criar um blog sério: o caminho correto

Um blog pode realmente se tornar sua melhor ferramenta de divulgação na Internet. Porém, não se trata de sorte conseguir com que o Google direcione tráfego farto para seu blog. Também não é pela sorte que você vai fazer com que a blogosfera e as redes sociais lhe dêem toda a atenção. Trata-se, na verdade, de você descobrir quais são os passos para construir um blog sério e dispor-se a segui-los.

O que tem de blogs fora-da-lei na Internet é de se espantar. Alguns são iniciados e esquecidos. Outros deixam de socializar-se com a blogosfera. Há aqueles com aparências horrendas. Muitos iniciantes criam seus blogs como se estes fossem para si mesmos e não para sua audiência. E por aí vai.

[table id=6 /]

A tentação dos iniciantes em começar um blog sem plano algum é bastante forte. Não sou contra isso. Meu único conselho nesse caso é que você não prossiga por muito tempo nessa aprendizagem do tipo “tentativa e erro”. Consegue-se uma bagagem de conhecimento sim, mas os vícios e os riscos são altos. O principal risco é o da desistência. O principal vício é o da pretensão. A presunção é um mal a ser combatido.

Um blog sério deveria resistir ao tempo e sua história deveria ultrapassar os anos.

O blog é seu. Você faz o que quiser com ele, exceto quando desejar profissionalizar-se nessa área. Nesse caso será necessário adquirir algumas competências e submeter-se a uma disciplina de aprendizagem. Não se trata de ser obrigado a ter conhecimento técnico, mas de ter um plano e persistir nele.

Onde buscar conhecimento

Você pode pensar mil coisas a respeito da construção de blogs profissionais, mas todas elas serão equivocadas, enquanto você não for direto na fonte. Por incrível que pareça, muitos candidatos a blogueiro começam de qualquer maneira, justamente porque não sabem que há material gratuito na Internet ensinando a blogar com qualidade. Muitas vezes nem imaginam que o blog é um instrumento de divulgação de superioridade no âmbito da grande rede.

Gostaria que você começasse lendo uma recente resenha da palestra Desenvolvimento Profissional de Blogs que transcrevi. Você começará a tomar ciência de alguns termos recorrentes na carreira de um blogueiro.

Ebooks

Recomendo fortemente que você leia os ebooks escritos por alguns dos blogueiros veteranos sobre o assunto, já que a informação nesse tipo de obra se apresenta de maneira estruturada e enxuta, além de conter a narração da experiência prática do blogueiro. Os ebooks não farão você se tornar blogueiro profissional da noite para o dia, mas lhe fornecerão um molde do sucesso, um guia para lhe manter direcionado, um lembrete motivacional. O caminho será mostrado, mas é você que deve perfazê-lo. Da jornada sobrevirá sua própria produção, completamente inédita e enriquecida. Você escreverá seu próprio ebook.

Não fique apenas no primeiro, procure ler muitos ebooks da sua área. Sobre criação de blogs, há três obras que considero de leitura obrigatória. O primeiro deles é grátis.

Como Criar um Blog – De Desconhecido a Problogger

Blogar – O Processo de Criação de Blogs

Exercícios para Blogueiros – O Sucesso do seu Blog Passo-a-Passo

Como Criar um Blog - De Desconhecido a Problogger
Ebook Blogar de Marcos Lemos do Ferramentas Blog
Exercícios para Blogueiros - Paulo Faustino - Escola Dinheiro

Blogs do seu nicho

Depois de ler os ebooks, procure conhecer alguns blogs que tratam do ramo que você escolheu. Se seu nicho se assemelha ao deste blog, acesse e siga nosso Twitter. No final de cada tweet há um atalho no formato “by @nome”. Clique nesse link para acessar os perfis dos blogueiros e obter os endereços de seus blogs. Recomendamos que acesse primeiro a lista de arquivos dos blogs para obter um apanhado geral. Clique aqui para acessar os arquivos deste blog.

Pesquisa

Todo blog que se preza oferece um campo de pesquisa para os visitantes encontrarem o que procuram. Acostume-se a fazer uso desse campo. Acesse também os  mecanismos de busca, como o Google, e procure por palavras-chaves de seu interesse. Leia, mas leia muito mesmo. O conhecimento é como uma árvore, você começa pelas folhas em direção à raiz. Quando você atinge esta última, a confusão da copa desaparece. Todo ramo do conhecimento é limitado e passível de ser dominado através da dedicação.

Um vislumbre do plano

De maneira simplificada, os passos e termos associados à criação de um blog de qualidade incluem os que se seguem. Fixe-os bem e procure compreender de forma profunda todos os termos em negrito. Eles se repetem no processo de construção de um blog.

O Pensador

Objetivos. Por que motivo você está construindo um blog? Onde quer chegar com isso? Há muitos caminhos para se atingir um mesmo objetivo, mas, se não há objetivos, qualquer caminho lhe servirá e nenhum deles levará seu blog a algum lugar. Você pode acabar andando em círculos e perdendo seu tempo por não ter determinado um destino, uma direção. Se o caminho que você perfaz não tem um fim previsto, um dia você vai se cansar e vai se sentar à beira da estrada.

Público Alvo. Existe alguém para consumir o que você publica? Um blog não é feito para quem o constrói, mas para sua audiência.

Conteúdo. Você descobriu sua audiência, mas não escreve o que interessa a ela. Grande erro. É obrigatório que o conteúdo tenha relevância. A produtividade é outro ponto a considerar. A referência popular para a quantidade de artigos a escrever é um artigo por dia. A falta de ideias é uma constante entre blogueiros. Você também deverá aprender a encontrar suas idéias e a anotá-las quando elas aparecem.

Tempo. Criar um blog leva pouco tempo, mas mantê-lo, não. Você terá que se ajustar para obter o tempo necessário para o seu blog.

Aparência. Um bom layout deve conter funcionalidades básicas e ser estruturado para a eficiência no contato com sua audiência. Cada canto da interface de seu blog deve ser racionalmente destinada. O que não falta são templates, sejam gratuitos ou não.

Marca. Quando alguém escuta seu nome ou pensa em você, automaticamente traz à memória sua aparência, seu jeito de ser, suas atitudes, gostos e modo de se expressar. E quando pensam em seu blog? O que vem à mente? É necessário cuidar do nome do blog, seu logo, cores, estilo e tudo o mais relacionado ao estabelecimento de sua marca.

Divulgação. Embora o Google indexe seus artigos de forma automática, um trabalho de otimização (SEO) deve ser realizado para que seu público encontre seu blog. Deve-se também realizar trabalho de divulgação constante através das redes sociais, agregadores, blogosfera e demais técnicas de divulgação.

Medições. O controle faz parte da concretização de todo projeto. A maneira racional de se saber se o blog vai bem é através de ferramentas de análise e medidas, tais quais o Google Analytics. Conhecendo os números de seu blog, você será capaz de tomar decisões para melhorá-lo.

Monetização. Você pretende ganhar dinheiro com seu blog? Qual é a hora certa de fazer isso? Quais são as técnicas disponíveis para monetizar seu blog?

Perenidade. O que fazer para que seu blog se mantenha com o passar do tempo? Como manter o blog sempre “na onda”? Como se atualizar?

Então? Vai se arrojar a construir um blog sério?

Como dissemos, todo o ramo do conhecimento possui um volume limitado de disciplinas a aprender. Com um blog é a mesma coisa. Comece de maneira correta e aproveite seu tempo. À medida que o tempo vai passando e você vai insistindo no tema, o trabalho vai se tornando cada vez mais natural e alto nível para você. No entanto, tudo depende de você dar o primeiro passo. Deixe seus comentários abaixo.

10 comentários em “A melhor técnica de divulgação grátis da Internet: divulgar blog”

  1. Olá acho seus artigos muito interessantes para quem quer ganhar dinheiro pela Internet. faça um comentario em meu blog por favor ?
    Estou começando agóra e la tem um raking das pessoas que mais comentam direcionando links para seu blog quando vc comenta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima