Pular para o conteúdo

Fundos de pequena capitalização: algumas dicas para se manter seguro durante os sucessos do mercado

Hoje em dia, investir não é tão fácil quanto parece. Seja investindo diretamente em ações ou por meio de fundos mútuos, cada método requer uma quantidade significativa de pesquisa e esforço para selecionar a ação ou fundo certo, gerenciá-lo e obter lucro. No caso de fundos mútuos, torna-se difícil para uma pessoa se o fundo escolhido flutuar dependendo das condições do mercado. Ah! Estamos falando de fundos mútuos de pequena capitalização aqui. Esses fundos são muito voláteis por natureza e podem facilmente confundir seus investidores com suas constantes flutuações.

Mas não tenha medo do risco e recuse fundos nesta categoria. A coisa mais importante que os investidores precisam entender é que investir em ações traz riscos que variam de acordo com o tamanho da empresa. Risco e retorno são diretamente proporcionais entre si no caso de fundos de pequena capitalização. Quanto mais você se atreve a arriscar, mais chances você tem de obter altos lucros.

Nos últimos três anos, vimos um desempenho excepcional de fundos de pequena capitalização que atraíram muitos investidores. Mas alguns investidores avessos ao risco acreditam que esses investimentos em fundos mútuos são como uma torta no céu por razões óbvias. Para esses investidores, temos algumas dicas a serem consideradas antes de investir nesses fundos mútuos.

  1. Explorar

    Sabe-se que a performance passada de um fundo não garante sua performance futura. Mas isso não significa que você não deva pesquisar sua estratégia de investimento, gestor de fundos, desempenho passado, etc. antes de investir nele. Obviamente, se você deseja obter um bom retorno investindo em fundos de pequena capitalização, precisa dedicar tempo suficiente para estudar esse assunto.

  2. Horizonte de investimento de longo prazo é o objetivo

    Conforme discutido anteriormente, os fundos de pequena capitalização são de natureza altamente volátil e tendem a flutuar regularmente entre as fases de baixa e alta do mercado. Portanto, investir neles com uma perspectiva de curto prazo não é uma opção. Você deve trabalhar no provérbio: “Paciência é a chave”. Se você quiser saber como esses fundos estão se saindo, você deve olhar para o desempenho deles nos últimos 5 ou 10 anos. Portanto, se você vai investir nesses fundos, deve investir por um longo prazo de 5 a 10 anos.

  3. Todos os ovos em uma cesta – NÃO!

    Diversificação é um termo amplo que, quando aplicado ao investimento, significa comprar mais de um tipo de instrumento patrimonial. A diversificação da carteira ajuda a distribuir os riscos e minimizar as perdas. Porque ao aderir a apenas um estilo de investimento que o força a manter apenas fundos de pequena capitalização, você pode incorrer em perdas quando o mercado cair. Um portfólio bem diversificado de várias ações pode ajudá-lo a obter lucro mesmo quando esses fundos falham.

  4. Tempo no mercado é NÃO, tempo no mercado é SIM!

    Muitos especialistas do setor financeiro consideram que o momento do mercado é uma tarefa tola. O tempo de colocação no mercado não é apenas enervante, mas também arriscado para o seu portfólio de investimentos. Você nunca pode prever o mercado e suas características, porque você nunca sabe qual fator afetará o humor do mercado, portanto, empurre-o para cima ou para baixo. Assim, a melhor maneira é quebrar o hábito de cronometrar o mercado e iniciar seu investimento o mais cedo possível com um objetivo de longo prazo.

  5. Adequação da filosofia de investimento

    A filosofia de investimento seguida pelo fundo deve ser coerente com os objetivos da carteira. Este aspecto do investimento é muito importante em tempos de alta volatilidade. Como é muito difícil ser um investidor mantendo-se paciente durante uma crise de mercado, portanto, a estratégia e a filosofia de investimento devem ser tais que correspondam ao seu perfil de risco e meta de investimento.

Embora não possamos prever o desempenho de um fundo de pequena capitalização em condições específicas de mercado, se você mantiver as dicas acima em mente, investir nesses fundos também será benéfico para aqueles que desconfiam de alto risco. Se você ainda não investiu em fundos mútuos, deve procurar a orientação de seu consultor financeiro e começar a investir agora.

[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.