A definição de Geração de Leads carece primeiramente da definição de “lead“.
Dependendo da fase em que o interessado se encontra no processo de venda dentro do blog, ela receberá nomes diferentes: visitante ► contato ► lead ► prospecto ► cliente. Embora os profissionais de Marketing divirjam a respeito do momento exato em que essas mudanças ocorrem, fornecemos abaixo uma explicação que esclarece esses conceitos para você. Mas não vá bitolar com essas definições.
A DEFINIÇÃO DE “LEAD”
Suponha que uma pessoa fez uma pesquisa no Google e encontrou um artigo de seu blog. Quando ela acessa o artigo, torna-se um visitante. Quando ela preenche o formulário de uma página de captura (landing page), torna-se um contato. Quando ela começa a receber informações relevantes e direcionadas enviadas por você, ela se torna um lead. Quando ela afirma que possui interesse nos que comercializamos, ela se torna um prospecto. Quando ela finalmente adquire o produto, ela se torna um cliente.
Repito: não bitole com esses conceitos, pois há muita divergência na Internet a respeito deles. A sequencia da figura foi a que eu achei mais adequada.
A GERAÇÃO DE LEADS
Observando mais uma vez o Funil de Marketing, vemos que, no Topo do Funil, realizamos atividades para gerar tráfego para nosso blog. O Meio do Funil vai cuidar de capturar os emails desses visitantes e, depois, realizar Email Marketing com eles para fortalecer o relacionamento e ofertar o que temos para vender.
A Geração de Leads cuida exatamente dessa fase de capturar os emails das pessoas e iniciar o relacionamento com elas, passando a bola, em seguida, para o Email Marketing.
O processo de geração de leads se utiliza de três componentes, dignos de estudos mais aprofundados:
1) call-to-action (CTA),
2) página de captura (landing page) e
3) brinde (offer).
Os calls-to-action e as páginas de captura são pequenos e específicos. O segredo desses componentes reside principalmente nos detalhes: locais onde são inseridos, posicionamento dentro da página, clareza, contraste de imagens, simplicidade, ênfase nos benefícios que oferecem e tudo o mais concebido para levar o visitante a deixar seus dados.
CALL-TO-ACTION (CTA)
As páginas de captura (landing pages) e os brindes nelas contidos são inúteis se ninguém os encontrar. Os calls-to-action (chamadas para ação) possuem a função de enviar as pessoas para as páginas de captura. Um call-to-action pode ser um texto, uma imagem ou um botão que, quando clicado, remete o visitante diretamente para uma página de captura.
O banner abaixo é um call-to-action para uma página de captura. Clique para testar.
PÁGINAS DE CAPTURA OU LANDING PAGES
Uma landing page é uma página na Internet com um único propósito: capturar o email (ou outros dados) do visitante. Ela possui um formulário que captura as informações de contato do visitante em troca de um brinde (offer), uma isca. Depois que o visitante clica no botão “Enviar” (ou “Download”, ou outro), ele é encaminhado para uma “página de obrigado” e simultaneamente é disparado um gatilho que aciona um sistema de envio de informações para esse novo contato.
Veja abaixo a imagem da página de captura acionada pelo call-to-action acima.
O BRINDE OU OFFER
O brinde é qualquer conteúdo ou produto entregue gratuitamente e com valor suficiente a ponto do visitante fornecer seus dados em troca desse brinde. Pode ser um ebook, uma sequência de vídeos, amostras grátis de produtos, etc.
O ebook Internet Marketing em 8 Passos é o brinde oferecido na geração de lead de exemplo deste artigo. Veja outras ideias de “iscas” no artigo 5 Tipos de Iscas para Geração de Leads.
Até a próxima!
Realmente, Gerar Leads é tudo. Através da Geração de Contactos você ganha dinheiro, inevitavelmente. É a melhor forma de se Ganhar Dinheiro na Internet, a Curto, Médio eLongo prazo!!!
Parabéns pelo POST!
A geração de leads realmente é muito poderosa. Começamos com 19 e agora estamos com 40 após 3 POSTs. Estamos tentando cumprir um agenda editorial (1 POST por semana), mas não é fácil produzir conteúdo de valor que atraia as pessoas mantendo-as na lista e as motivando a visitar nosso site eventualmente. É um grande desafio, mas acho que vai valer a pena.
Parabéns pelo POST.
Olá, João. Obrigado pelo comentário. Os melhores conteúdos sempre serão aqueles que efetivamente resolvem os problemas do leitores e os direcionam a satisfazer suas necessidades. A primeira coisa que se deve ter em mente são os tópicos que definem o nicho para o qual você pretende produzir conteúdo. Feito isso, é fácil ter ideias para novos artigos simplesmente lendo artigos de outros blogs do mesmo nicho e observando suas próprias necessidades. O que resolve um problema para você também resolve um problema para seu público-alvo.
outra fonte de excelentes ideias são bons cursos dentro do nicho que você escolhe. Não hesite em investir algum dinheiro em sua própria formação como blogueiro.
Olá Valter, gostei da explicação, muito clara, fácil de entender, muitos as vezes leem sobre o assunto mas não conseguem entender direito, mas o seu artigo foi de grande clareza…
Um forte abraço e sucesso!
Olá, João. Obrigado pelo comentário. Espero que retorne outras vezes. Um abraço.