Pular para o conteúdo

Gestão de Caixa – Como Preparar um Extrato Diário de Caixa – Parte 2

[ad_1]

Se sua empresa mantém 2 ou 3 bancos para processamento de pagamentos, teremos que mudar um pouco a técnica para que possamos controlar efetivamente todas as contas bancárias e ao mesmo tempo gerar receita adicional investindo cuidadosamente fundos gratuitos no curto prazo. investimentos. Suponha que sua empresa tenha 3 contas bancárias e vamos chamá-lo de banco A, banco B e banco C. Temos que escolher um banco como seu banco principal, onde você manterá todo o seu dinheiro nesse banco. Vamos supor que nosso banco principal seja o Banco B. Isso significa que todos os seus valores principais devem ser depositados nessa conta bancária. Seu pagamento principal, que inclui um valor maior, como subcontratados e folha de pagamento, também deve ser dessa conta de pool de caixa.

Qualquer pagamento preparado de pequeno valor, mas com alta frequência de recorrência, como pagamentos de contas de serviços públicos, reembolsos de caixa pequena, reivindicações de pessoal e outros pagamentos, deve ser preparado usando o Banco A. Depositamos cheques recebidos no Banco A com mais ou menos o mesmo quantidade de cheques preparados de forma que o saldo da conta no banco A esteja sempre em perfeitas condições.

Se tivermos um esquema de pagamento mensal específico, por exemplo, pagamos apenas nossos fornecedores e oficinas todo dia 25 do mês, então usamos o banco C para nosso pagamento em cheque. Aqui estamos usando o método ZBA, que significa o método de conta de saldo zero, pelo qual transferiremos fundos de nossa conta de pool de caixa, que é o Banco B, para o Banco C apenas uma vez por mês. Isso significa que não há dinheiro adicional no banco C, o que significa que estamos reunindo todo o dinheiro extra no banco B para nossos propósitos de investimento de curto prazo. Explicarei o tópico de investimentos de curto prazo quando chegarmos a esse tópico em breve.

Todos os métodos acima parecem complicados, mas a razão para isso é que somos capazes de preparar com rapidez e precisão uma posição de caixa diária sem perder tempo determinando o número de série para cada categoria se usarmos apenas um banco. No nosso exemplo acima, você notará que o Banco A se dedica ao pagamento de contas, sinistros de funcionários e outros pagamentos. Isso significa que você só precisa inserir 3 séries de números de série de cheques para pagar usando o banco A. O banco B tem apenas 2 pagamentos que são subcontratados e salários, enquanto o banco C é para pagamentos a fornecedores e oficinas. A segunda razão para isso é evitar saldos livres nos bancos A e C, que não rendem juros. Todos os nossos ganhos foram agrupados no banco B, onde podemos colocar investimentos de curto prazo por períodos que variam de uma noite a uma semana.

Para obter nosso saldo bancário naquele dia, simplesmente calculamos usando aritmética simples, que é saldo inicial + cheques recebidos – pagamento feito = saldo final. Ao colocarmos todas as colunas do banco lado a lado, conseguimos obter o saldo final total quando somamos o saldo final do banco A, banco B e banco C. Isso é o que chamo de painel de caixa onde podemos ver nossos todo o saldo bancário de uma só vez. Claro que ainda não está completo, porque ainda não consideramos o saldo disponível e o montante de caixa e equivalentes de caixa. Vou explicar toda essa terminologia em detalhes mais tarde.

[ad_2]

Fonte: Kamarulzaman Baharom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.