Antes de prosseguirmos para a escolha das palavras-chave, devo explicar um pouco mais o funil de vendas para você.
POR QUE ANUNCIAR PARA O FUNDO DO FUNIL NO GOOGLE ADS
Dissemos anteriormente que há três etapas na jornada do comprador: o topo do funil, o meio do funil e o fundo do funil. No topo, ele toma consciência do seu problema; no meio, ele considera obter uma solução para o problema; no fundo do funil, ele já sabe qual é a solução para o problema, inclusive o nome dela.
Exemplo de termo de pesquisa de topo de funil:
como alongar as unhas
Exemplo de termo de pesquisa de meio de funil:
curso de alongamento de unhas
Exemplo de termo de pesquisa de fundo de funil:
método malévola de unhas de gel
A busca no fundo do funil é pelo próprio nome do produto.
Como você deve ter percebido, o comprador que se encontra no fundo do funil já passou por todas as etapas da jornada e se encontra pronto para a compra.
ANUNCIE PARA O NOME DO PRODUTO
A estratégia indicada para os iniciantes em Google Ads para afiliados, então, é anunciar para o nome do infoproduto (pode ser também o nome do produtor).
O objetivo é atingir o comprador que já se encontra no fundo do funil, na fase de decisão da jornada do comprador.
POUCAS BUSCAS, UTILIZE A CORRESPONDÊNCIA DE FRASE
Se houver poucas buscas pelo nome do produto, utilize a correspondência de frase (aquela com aspas).
A correspondência de frase abrirá mais o leque de pesquisa. Por exemplo, termos de pesquisa do tipo “método malévola de unhas de gel funciona?“ou “quanto custa o método malévola de unhas de gel?” acionarão o anúncio.
MUITAS BUSCAS, UTILIZE A CORRESPONDÊNCIA EXATA
Se houver muitas buscas pelo nome do produto, utilize a correspondência exata (aquela entre colchetes).
A correspondência exata fará com que o anúncio apareça apenas quando o nome exato do produto (com tolerância de plural, singular…) for digitado.
COMBINAÇÕES DE TIPOS DE CORRESPONDÊNCIA: DANDO MAIS LIBERDADE À FERRAMENTA
Se você quiser da mais liberdade para a ferramenta, você pode utilizar combinações de tipos de correspondência. Aconselhamos apenas que evite a correspondência ampla. Utilize, no máximo, a correspondência ampla modificada.
Você não deve fugir do nome do produto. Observe que as combinações acima dão liberdade pro algoritmo buscar variações, mas garantindo que ele procurará pelo nome do produto.
Essa liberdade é importante, pois você não sabe de antemão, se os usuários estão pesquisando pelo nome exato, pelo nome inteiro ou por partes do nome do produto. Mas procure interpretar cada comando que você está dando para o algoritmo.
Cada linha acima é um comando: “Google, mostre meu anúncio para quem está pesquisando o nome do produto, mesmo que haja palavras antes ou depois do nome (linha 1); Google, mostre meu anúncio apenas para quem digitar exatamente o nome do produto (linha 2); Google, mostre meu anúncio apenas para quem digitar um termo de pesquisa que contenham as palavras tais (linhas 3 a 6)”.
A ESPECIFICIDADE MELHORA A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E DERRUBA A CONCORRÊNCIA
Quanto mais específico você for, menos dinheiro você vai gastar e mais bem posicionada você vai ficar. Ser específico significa que o termo que o usuário pesquisou, mostrou um anúncio que ele esperava, isto é, as palavras que ele digitou encontram-se no anúncio.
É isso que você tem que acertar cada vez mais: utilizar palavras-chave que, ao mesmo tempo que se encontram nos anúncios, também se encontram nos termos de pesquisas dos usuários.
A especificidade significa boa experiência para o usuário e, portanto, detona a concorrência, barateando seu investimento e posicionando seu anúncio melhor.
CONCLUSÃO
A estratégia de utilizar palavras-chave de fundo de funil (nome do produto e nome do produtor) busca atingir o comprador que já se encontra na fase da decisão de compra.
Você pode utilizar tanto palavras-chave exatas, quanto de frase, dependendo do volume de buscas pelo nome do produto e do produtor, dando liberdades diversas para o Google Ads.
E VOCÊ?
Você já aplicou a estratégia de fundo de funil no Google Ads para vender seu infoproduto? Quais foram os resultados? Compartilhe com a gente suas experiências, opiniões e dúvidas nos comentários abaixo.