Todos parecem conhecer a regra básica de um bom imóvel: “Localização, local e mais local”.
MAS também parece que quase ninguém sabe que o segredo para investir com sucesso no mercado de ações é “rolar, girar, girar”.
Ao escolher uma casa na área, você pode não querer comprar a casa mais bonita como investimento. Escolher um que pareça ruim pode ser melhor; no entanto, a única coisa que qualquer comprador de imóveis precisa saber é se o valor dessa área específica está aumentando, permanecendo o mesmo ou diminuindo.
Se os imóveis em uma determinada área aumentarem de valor, não importará muito que tipo de propriedade comprar, pois o valor de toda a área aumentará, mesmo na casa ou shopping mais dilapidado.
Poucos investidores percebem que esse princípio imobiliário básico se aplica a ações, fundos mútuos e fundos negociados em bolsa.
A bolsa de valores possui milhares de ações divididas em setores, assim como o mercado imobiliário possui centenas de casas divididas em blocos. À medida que os valores imobiliários aumentam e diminuem, o valor dos setores de capital aumenta e diminui, mas geralmente em um ritmo muito mais rápido.
São setores que podem ser encontrados tanto em fundos mútuos quanto em fundos negociados em bolsa: petróleo, habitação, biotecnologia, produtos farmacêuticos, bens de consumo, finanças, vários países como Japão, Alemanha ou Austrália e inúmeros outros.
O investidor sábio fará uma lista de vários setores populares. Pode ser sensato limitá-lo a cerca de 20, caso contrário, pode ser muito difícil acompanhar todos. Eles devem ser revisados regularmente, semanalmente ou mensalmente. Os setores não mudam de direção rapidamente.
Investidores astutos não querem possuir nenhuma ação em um setor que está em declínio. Enquanto o setor estiver crescendo, você pode comprar ou manter qualquer ação ou índice desse grupo.
Hoje, existem fundos negociados em bolsa que seguem setores especiais. Agora, existem cerca de 200 deles e novos são adicionados constantemente. Escolha aquele que negocia com o maior volume diário.
Em 1998 e 1999, quase todos os setores do mercado subiram, mas quem acompanhou de perto os setores foi o primeiro a ver que os mercados asiáticos começaram a cair. Hora de seguir em frente, vender e procurar outro setor que está subindo de preço. Existem muitos fundos mútuos sem carga (sem taxas) e fundos negociados em bolsa com taxas muito baixas de US$ 10,00 e sem índices de custos internos ocultos ou taxas de resgate como fundos mútuos.
Os gerentes de fundos sempre dizem para você não vender e ficar “para o longo prazo” e nunca dizem que estão negociando dentro do fundo. Vender fundos fracos. Virar. Saia de um perdedor e torne-se um vencedor. Em muitos casos, é melhor ter dinheiro do que ficar com um fundo em declínio.
Pegue o conselho do mercado imobiliário para o mercado de ações: gire.
Fonte: Al Thomas